Um professor da Universidade do Porto será demitido após ter feito comentários machistas e xenofóbicos sobre brasileiras. A informação foi publicada nesta quarta-feira (13) no ‘Jornal de Notícias’.
O docente, identificado como Pedro Cosme da Costa Vieira, dava aulas na Faculdade de Economia e teria feito diversos comentários preconceituosos durante suas aulas. Ao menos 129 alunos do curso de jornalismo teriam denunciado Costa Vieira à instituição.
O professor teria proferido frases como: “As mulheres brasileiras são uma mercadoria”, ou “Sabem o que é uma caçadeira? Aquela arma que os homens usam para matar as mulheres” e ainda “Qualquer dia a minha amiga Marta, do judô, que é ceguinha, vai chegar grávida”.
Em um despacho assinado em 9 de fevereiro, e publicado no dia 25 do mesmo mês, o reitor da universidade, António Manuel de Sousa Pereira, registrou a abertura de um processo disciplinar contra Costa Vieira, e iniciou um pedido de demissão do funcionário.
De acordo com o documento, Costa Vieira é identificado como professor assistente da Universidade do Porto. O despacho diz ainda que não havia sido possível, à época, encontrar o docente para informá-lo sobre a decisão do desligamento.
Parabéns aos alunos pela atitude de cidadania! Pedro Cosme da Costa Vieira está suspenso preventivamente pelo período máximo de 90 dias. O professor da Faculdade de Economia do Porto é acusado por 129 alunos de fazer comentários machistas e xenófobos. https://t.co/ymc0Jf2cuq
— Filipa Pinto (@filipagpinto) February 25, 2021