O presidente Vladimir Putin disse neste sábado (5) que as sanções contra a Rússia são semelhantes a uma declaração de guerra. O premiê russo ainda afirmou que qualquer tentativa de impor uma zona de exclusão aérea na Ucrânia equivaleria a entrar no conflito.
“Essas sanções que estão sendo impostas são semelhantes a uma declaração de guerra, mas graças a Deus não chegou a isso”, disse Putin, falando a um grupo de comissárias de bordo em um centro de treinamento da Aeroflot perto de Moscou.
O líder russo disse ainda que qualquer tentativa de impor uma zona de exclusão aérea na Ucrânia seria considerada pela Rússia como um passo para o conflito militar. Na última semana, a Otan rejeitou o pedido de Kiev de implementar uma zona de exclusão aérea, alegando que isso aumentaria a guerra para além da Ucrânia.
Putin rejeitou as preocupações de que algum tipo de lei marcial ou situação de emergência possa ser declarada na Rússia. Ele disse que tal medida foi imposta apenas quando houve uma ameaça interna ou externa significativa. “Não planejamos introduzir nenhum tipo de regime especial em território russo –atualmente não há necessidade”, disse.
Putin disse hoje que “as sanções do Ocidente parecem a uma declaração de guerra”, mas “que graças a Deus não é isso”.
— Pablo Spyer (@PabloSpyer) March 5, 2022
Ele ainda disse que se alguém tentar fechar o espaço aéreo Ucraniano para os Russos, seria como entrar no conflito militar.