Putin terá conversa com Ucrânia e grupo europeu nesta segunda

Informação foi dada pelo presidente francês Emmanuel Macron após ligação para o líder russo

Putin terá conversa com Ucrânia e grupo europeu nesta segunda
Segundo divulgado, no momento da conversa, Putin e Macron concordaram em fazer o possível para evitar uma escalada de tensões nas fronteiras da Ucrânia (Créditos: Emmanuele Contini/Getty Images)

Após o anúncio da permanência de tropas russas em Belarus, neste domingo (20), o Emmanuel Macron, presidente da França, fez uma ligação para Putin, presidente russo, onde falou sobre um possível alívio nas tensões na região leste da Ucrânia.

Publicidade

Após mais de 1h30 em ligação, o governo francês divulgou que o presidente russo aceitou realizar uma conversa trilateral entre Rússia, Ucrânia e membros da Organização para a Segurança e Cooperação na Europa (OSCE).

De acordo com o G1, conforme foi informado pela a agência de notícias Reuters, o encontro em questão está previsto para ocorrer nesta segunda-feira (21). O governo da França não anunciou se o evento ocorrerá de forma remota ou presencial.

Segundo divulgado, no momento da conversa, Putin e Macron concordaram em fazer o possível para evitar uma escalada de tensões nas fronteiras da Ucrânia, diminuir os riscos e conservar a paz.

Após a conversa com o líder do governo da Rússia, Macron fez uma nova ligação. Dessa vez, ao telefone com o presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelenskiy, o chefe de estado da França agradeceu os esforços na luta contra a tensão na fronteira. Em resposta, Zelenskiy disse que está disposto a respeitar ordens de cessar-fogo, porém, espera que o outro lado faça o mesmo.

Publicidade