luto

Quem foi Gene Hackman, ator encontrado morto em casa nos EUA?

O ator americano Gene Hackman, sua esposa Betsy Arakawa e seu cachorro foram encontrados mortos em sua residência.
Operação França, com Gene Hackman – Crédito: Divulgação

O ator americano Gene Hackman, sua esposa Betsy Arakawa e seu cachorro foram encontrados mortos em sua residência em Santa Fé, no Novo México. A informação foi confirmada pelas autoridades nesta quinta-feira (27).

Publicidade

Hackman, de 95 anos, teve uma carreira de mais de seis décadas e conquistou dois prêmios Oscar: melhor ator por Operação França (1971) e melhor ator coadjuvante por Os Imperdoáveis (1992).

Uma nota oficial do gabinete do xerife do condado de Santa Fé informou que “Gene Hackman e sua esposa foram encontrados mortos na tarde de quarta-feira (26/2) em sua residência na Sunset Trail“. A investigação segue em andamento, mas, segundo as autoridades, “neste momento não acreditamos que crime tenha sido um fator [nas mortes]“.

Qual foi o legado de Gene Hackman?

Ao longo da carreira, Hackman acumulou cinco indicações ao Oscar, incluindo os filmes Bonnie e Clyde: Uma Rajada de Balas (1967), Meu Pai, um Estranho (1970) e Mississippi em Chamas (1988). No cinema, interpretou mais de cem personagens, entre eles o icônico vilão Lex Luthor nos filmes do Superman entre as décadas de 1970 e 1980.

Publicidade

Além dos dois Oscars, o ator conquistou quatro Globos de Ouro, dois prêmios Bafta e um Screen Actors Guild Award. Seu último papel no cinema foi em Uma Eleição Muito Atrapalhada (2004), após o qual decidiu se afastar de Hollywood.

Nascido em 1930, Gene Hackman serviu no Exército dos Estados Unidos antes de ingressar na atuação. Estudou jornalismo e produção televisiva antes de se mudar para a Califórnia, onde iniciou sua trajetória no teatro.

Em sua juventude, fez amizade com Dustin Hoffman enquanto estudava na companhia de teatro Pasadena Playhouse. Em entrevistas, revelou que a vontade de atuar surgiu na infância, influenciado por astros como James Cagney e Errol Flynn.

Publicidade

Casado por 30 anos com Faye Maltese, com quem teve três filhos, Gene Hackman se divorciou em 1986 e anos depois se casou com Betsy Arakawa, pianista clássica. Em seus últimos anos, dedicou-se à escrita, publicando romances de ficção.

Em 2008, ao confirmar sua aposentadoria definitiva, disse à Reuters: “Não dei uma entrevista coletiva para anunciar minha aposentadoria, mas sim, não vou mais atuar“.

Publicidade

O ator preferia manter-se longe dos holofotes e aparecia publicamente apenas em ocasiões raras, como no Globo de Ouro de 2003, quando recebeu o prêmio Cecil B. DeMille pelo conjunto da obra.

Leia também: Vencedor do Oscar, ator Gene Hackman e esposa são encontrados mortos em casa

Siga a gente no Google Notícias

Assine nossa newsletter

Cadastre-se para receber grátis o Menu Executivo Perfil Brasil, com todo conteúdo, análises e a cobertura mais completa.

Grátis em sua caixa de entrada. Pode cancelar quando quiser.