Tropas e tanques são movidas para a fronteira lesta da Ucrânia pela Rússia, os mesmos locais que o presidente russo Vladimir Putin, reconheceu, na segunda-feira (21), como territórios independentes.
“De acordo com as informações à minha disposição, Putin está movendo forças e tanques adicionais para os territórios ocupados de Donbass”, disse o primeiro-ministro da Letônia, Arturs Krisjanis Karins, à CNN Internacional. Segundo a emissora, a informação foi confirmada por fontes da inteligência dos EUA. “Por qualquer definição, isso é uma travessia de um território soberano para um país vizinho”, completou o premiê.
Região de Donbass é onde estão localizadas as autoproclamadas repúblicas autônomas de Donetsk e Lugansk, que, além de terem sido reconhecidos por Putin, começaram a receber milhares de russo depois que o presidente afirmou que enviaria missões de paz.
Segundo informações de um alto funcionário dos EUA repassadas à CNN Internacional, a Rússia mobilizou de um a dois grupos táticos de batalhão, cada um com uma média de cerca de 800 soldados.
Joe Biden, presidente dos Estados Unidos, nesta terça-feira (22), descreveu os últimos movimentos de Moscou “o início de uma invasão russa”, mas considerou que ainda pode ser possível evitar “o pior”.
???????????????? | ???????? ATENÇÃO: Biden afirma à Ucrânia que haverá uma invasão russa de grande escala nas próximas 48 horas.
— De Olho no Front (@deolhonofront) February 23, 2022
A inteligência dos EUA teme que Kharkiv, a segunda maior cidade da Ucrânia, esteja em risco de ser alvo de uma invasão, pois fica perto da fronteira com a Rússia. pic.twitter.com/f61u4YYZha