A Rússia atingiu cidades e instalações de energia em toda a Ucrânia nesta terça-feira (15). De acordo com autoridades locais, uma pessoa morreu e há quedas de energia generalizadas no País. De acordo com fontes ouvidas pela Al Jazeera em Kiev, esta é a onda mais pesada de ataques com mísseis em quase nove meses de guerra.
Segundo o site de notícias Al Jazeera, foguetes caíram sobre cidades como a capital, Kiev, Lviv e Rivne, no oeste, Kharkiv, no nordeste, Krivii Rih e Poltava, na região central, Odessa e Mikolaiv, no sul e Jitomir, no norte.
Informed Ulf Kristersson @SwedishPM of the new wave of RF’s missile terror. This act of genocide of Ukrainians in response to my peace plan is a cynical slap in the face of G19 @g20org & the world. Thanked for the new package of 🇸🇪 defense aid to 🇺🇦. We enhance 🇺🇦🇸🇪 cooperation
— Володимир Зеленський (@ZelenskyyUa) November 15, 2022
Em um vídeo postado nas redes sociais, o presidente Volodymyr Zelensky alertou os ucranianos que mais ataques com mísseis eram possíveis, mas acrescentou: “Estamos trabalhando, vamos restaurar tudo, vamos sobreviver”.