Sinal Verde

Suprema Corte diz que Biden pode acabar com a política de imigração de Trump

Desde outubro, as autoridades de fronteira dizem que mais de um milhão de casos de imigração ilegal foram confirmados.

Suprema Corte diz que Biden pode acabar com a política de imigração de Trump
Joe Biden consegue uma vitória importante para a afirmação de seu governo (Crédito: Chip Somodevilla/Getty Images)

Nesta quinta-feira (30), a Suprema Corte dos Estados Unidos deu o aval ao presidente Joe Biden para encerrar a polêmica política de imigração instituída durante o governo do ex-presidente Donald Trump. Desde o início de seu governo, Biden tenta acabar com a política “Fique no México”.

Publicidade

A lei imigratória de Trump deportava cidadãos não-estadunidenses ao invés de detê-los ou liberá-los no território dos EUA enquanto aguardavam o processo de legalização da imigração. O chefe de justiça da Corte, John Roberts, disse que “o Congresso conferiu autoridade de retorno de território contíguo em termos expressamente discricionários”. 

Joe Biden já tentou algumas vezes acabar com a política de imigração de Trump, e foi contestado no tribunal por uma coalizão de estados liderada pelo Texas, que argumentou que encerrar o programa poderia violar as leis de imigração do país.

Durante seu governo, Biden também enfrentou imigrações ilegais em massa. Desde outubro, as autoridades de fronteira dizem que mais de um milhão de casos foram confirmados. O Departamento de Segurança Interna defendeu o fim da medida e disse que além de um alto custo humano, o programa não consegue fazer valer, de maneira eficaz, todos os recursos empregados.