controle russo

Trump declara que Ucrânia “pode ser parte da Rússia algum dia”

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, declarou que a Ucrânia pode acabar sob domínio russo “algum dia”.
O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump -Crédito: depositphotos.com / gints.ivuskans

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, declarou que a Ucrânia pode acabar sob domínio russo “algum dia”. A fala ocorreu ao defender que o país, atualmente em guerra, ceda parte de seus recursos naturais em troca da assistência financeira americana.

Publicidade

Em entrevista à Fox News nesta segunda-feira (10), Trump disse que havia solicitado a Kiev “US$ 500 bilhões em terras raras”. Segundo ele, autoridades ucranianas “essencialmente concordaram” com a proposta.

A Ucrânia possui vastas reservas de recursos estratégicos, como petróleo, gás e minerais essenciais para diversas indústrias. “Quero ter nosso dinheiro garantido, porque estamos gastando centenas de bilhões de dólares”, afirmou Trump.

Eles podem fazer um acordo ou não. Podem ser russos algum dia, ou podem não ser. Mas teremos todo esse dinheiro lá e eu digo que o quero de volta”, acrescentou.

Trump busca acelerar negociações para o fim da guerra?

O republicano tem defendido publicamente a necessidade de um desfecho rápido para o conflito. Antes da entrevista, ele já havia sugerido a possibilidade de se reunir com o presidente ucraniano Volodymyr Zelensky nesta semana.

O general Keith Kellogg, enviado de Trump para tratar da guerra, anunciou que discutirá sua visão para a paz na Ucrânia durante a Conferência de Segurança de Munique, que acontece entre 14 e 16 de fevereiro. De acordo com a mídia estatal ucraniana, Kellogg deve visitar Kiev quatro dias depois.

O Kremlin reagiu às declarações de Trump. O porta-voz russo Dmitry Peskov afirmou que uma parte significativa da população ucraniana deseja integrar a Rússia. “O fato de que uma parte significativa da Ucrânia quer se tornar russa, e o fato de que ela já se tornou russa é (inegável)”, declarou nesta terça-feira (11).

Publicidade

Peskov citou os referendos realizados em territórios ocupados e disse que há uma “probabilidade de 50%” de mais regiões ucranianas aderirem à Rússia no futuro.


Leia também: Por que Trump deseja o fim das moedas de 1 centavo nos Estados Unidos?

Publicidade
Siga a gente no Google Notícias

Assine nossa newsletter

Cadastre-se para receber grátis o Menu Executivo Perfil Brasil, com todo conteúdo, análises e a cobertura mais completa.

Grátis em sua caixa de entrada. Pode cancelar quando quiser.