medidas comerciais

Trump diz que só retirará tarifas se a China der algo em troca

Donald Trump, afirmou nesta sexta-feira (25) que as tarifas impostas contra a China não serão retiradas sem uma contrapartida.
Trump convidou líderes de extrema-direita de todo o mundo para comparecer à sua posse – Créditos: depositphotos.com / samael1986

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, afirmou nesta sexta-feira (25) que as tarifas impostas contra a China não serão retiradas sem uma contrapartida. Durante conversa com repórteres a bordo do Air Force One, o republicano declarou que a “abertura da China seria uma grande vitória“.

Publicidade

Trump explicou que seu governo pretende agir de forma razoável na condução da política tarifária. Segundo ele, os mercados já estão se adaptando às medidas comerciais adotadas pela Casa Branca. “Eu disse que seria um período de transição. Diversos países estão querendo negociar“, afirmou o presidente aos jornalistas.

Irã também está no radar de Trump

Além das tarifas, Trump comentou sobre a tensão com o Irã. Reforçou que Teerã não pode obter armas nucleares e admitiu a possibilidade de firmar um acordo provisório com o país. “As negociações estão indo bem“, disse o presidente, sem detalhar os termos das conversas.

Em entrevista à revista Time, Trump criticou práticas tarifárias de outras nações. Segundo o presidente, Brasil, Índia e China impuseram pesadas tarifas de importação sobre produtos americanos, o que teria contribuído para o enriquecimento desses países. “Veja, foi isso que a China fez conosco. Eles nos cobram 100%. Se você olhar para a Índia, ela cobra entre 100% e 150%. Se você olhar para o Brasil, se olhar para muitos, muitos países, eles cobram – é assim que sobrevivem. É assim que ficaram ricos“, afirmou.

O presidente americano defendeu a política protecionista como essencial para o crescimento da produção industrial dos Estados Unidos. “Lembre-se disso: não há tarifas se eles fabricarem os produtos aqui. Isso é um sucesso tremendo. Você ainda não percebeu, mas o que está acontecendo é um enorme sucesso. Estamos arrecadando bilhões e bilhões de dólares — dinheiro que nunca tínhamos arrecadado antes“, declarou.

Ainda à Time, Trump disse que novos acordos comerciais já foram fechados e que a formalização deve ocorrer nas próximas semanas.


Leia também: Entenda o motivo da China estar leiloando até 500 crocodilos

Publicidade

Siga a gente no Google Notícias

Assine nossa newsletter

Cadastre-se para receber grátis o Menu Executivo Perfil Brasil, com todo conteúdo, análises e a cobertura mais completa.

Grátis em sua caixa de entrada. Pode cancelar quando quiser.