Ondas de tsunami atingiram as ilhas de Tonga e Samoa Americana neste sábado (15). O Tsunami aconteceu, após a erupção de um vulcão submarino, que explodiu no Pacífico do Sul. Segundo o Centro de Alerta de Tsunami do Pacífico, as ondas eram de mais de um metro na capital de Tonga e de 60 centímetros na capital da Samoa Americana.
Na sexta-feira (14), o vulcão Hunga-Tonga-Hunga-Ha’apai, localizado a 65 quilômetros da capital de Tonga, entrou em erupção pela primeira vez e enviou uma nuvem de cinzas e um vapor de gás para o ar. Neste sábado (15), também houve registro de erupção e cinzas caiam no céu de Nuku’alofa.
Segundo informou a RZN, rei Tupou VI de Tonga foi evacuado do Palácio Real depois que o tsunami inundou a capital. Os Serviços Meteorológicos de Tonga, afirmaram que o alerta não é somente para tsunamis, pois também servem para chuvas fortes, inundações repentinas e ventos fortes em terras e águas costeiras.
Outros lugares como a Ilha Norte da Nova Zelândia, e a costa oeste dos Estados Unidos, da Califórnia ao Alasca devem ficar em alerta para tsunamis. De acordo com à CNN, as observações atuais são de que a onda tem um a dois pés de altura em direção à costa do Pacífico continental dos Estados Unidos.
???????? | Momento exato que o vulcão Hunga entra em erupção em Tonga causando um tsunami. Essa é uma das erupções vulcânicas mais violentas já capturadas por satélite. pic.twitter.com/7MUFIwFhq8
— Coronavirus COVID-19 (@CoronavirusAL) January 15, 2022
O sábado amanheceu com a chegada de um tsunami em Tonga, após a erupção de um vulcão submarino. Não há registro de vítimas pic.twitter.com/5VwK1yluL9
— Observatório Internacional (@observint) January 15, 2022