Redes Sociais

Twitter suspende jornalistas da CNN, New York Times e Washington Post

Recentemente, Musk esteve envolvido em uma polêmica após a exclusão de outro usuário da plataforma, o @ElonJet, que rastreava e compartilhava a rota de seu jato particular.

Twitter suspende jornalistas da CNN, New York Times e Washington Post
Suspensão aconteceu depois de polêmica com conta que rastreava voos de Elon Musk (Crédito: Fernando Frazão/Agência Brasil)

Jornalistas de alguns dos principais jornais americanos foram suspensos do Twitter nesta quinta-feira (15). As contas banidas  pertencem a profissionais que cobrem temas relacionados as redes sociais e ao atual dono da plataforma, Elon Musk.

Publicidade

Segundo fontes, os jornalistas Donie O’Sullivan, da CNN; Ryan Mac, do The New York Times; Drew Harwell, do The Washington Post, foram excluídas de forma repentina e sem qualquer explicação. A conta do jornalista independente progressista, Aaron Rupar, também foi banida.

Recentemente, Musk esteve envolvido em uma polêmica após a exclusão de outro usuário da plataforma, o @ElonJet, que rastreava e compartilhava a rota de seu jato particular. O empresário twittou na época que “Se alguém postasse localizações e endereços em tempo real de repórteres do NYT, o FBI estaria investigando, haveria audiências no Capitólio e Biden faria discursos sobre o fim da democracia!”

Vários dos jornalistas banidos nesta quinta-feira cobriram a exclusão da conta @ElonJet e criticaram a ironia de Musk em falar de liberdade de expressão.

A plataforma chegou a bloquear também outros perfis que repostaram alternativas ao serviço de compartilhamento dos voos de Musk. Além disso, o milionário introduziu novas regras proibindo contas que rastreiam a localização ao vivo das pessoas.

Publicidade

Sem respostas

Segundo um porta-voz da CNN, uma explicação ao Twitter foi solicitada e o relacionamento de ambas empresas depende da resposta. “A suspensão impulsiva e injustificada de vários repórteres, incluindo Donie O’Sullivan, da CNN, é preocupante, mas não surpreendente. A crescente instabilidade e volatilidade do Twitter deve ser uma preocupação incrível para todos que usam o Twitter”, disse o porta-voz.

Já o New York Times criticou a falta de justificativa para a suspensão das contas. “Nem o The Times nem Ryan receberam qualquer explicação sobre por que isso ocorreu. Esperamos que todas as contas dos jornalistas sejam restabelecidas e que o Twitter forneça uma explicação satisfatória para essa ação”.

Por enquanto, nem Twitter e nem Musk informaram se os jornalistas suspensos terão suas contas reestabelecidas.

Publicidade

 

 

Publicidade
Siga a gente no Google Notícias

Assine nossa newsletter

Cadastre-se para receber grátis o Menu Executivo Perfil Brasil, com todo conteúdo, análises e a cobertura mais completa.

Grátis em sua caixa de entrada. Pode cancelar quando quiser.