O secretário de Defesa dos Estados Unidos, Lloud Austin, afirmou nesta segunda-feira (25) que a Ucrânia pode vencer a guerra contra Rússia, com “o equipamento e o apoio” adequados.
“Em termos de sua capacidade de vencer – o primeiro passo para vencer é acreditar que você pode vencer. Nós acreditamos que podem vencer, se tiverem o equipamento certo, o suporte certo, e faremos tudo o que pudermos e continuaremos a fazer tudo o que pudermos”, disse Austin aos repórteres.
Neste domingo (24), o secretário da Defesa e o secretário de Estado dos EUA, Antony Blinken, viajaram para Kiev. Segundo a CNN, eles encontraram o presidente Volodymyr Zelensky e demais autoridades ucranianas, como o ministro das Relações Exteriores, Dmytro Kuleba.
A reunião entre as autoridades durou cerca de 90 minutos, de acordo com um alto funcionário do Departamento de Estado. Os secretários discutiram diversos assuntos em relação à guerra, como as entregas da recente assistência militar dos EUA à Ucrânia.
Informações sobre a invasão russa
Perdas das forças armadas russas na Ucrânia, 24 de abril#StoprussianAggression #StandWithUkraine#russiaInvadedUkraine #UkraineUnderAttack https://t.co/3k32TDEgyW
— UKR Embassy in BRA (@UKRinBRA) April 24, 2022
Entenda o conflito
Desde o dia 24 de fevereiro, Vladimir Putin deu início ao conflito contra a Ucrânia ao bombardear regiões do país. A invasão contou com domínios por terra, mar e ar, após autorização do presidente russo.
Vladimir Putin não aceita que a Ucrânia faça parte da OTAN, uma aliança criada pelos Estados Unidos. O presidente não deseja que uma base inimiga seja estabelecida próxima a seu território, uma vez que a Ucrânia faz fronteira com a Rússia. Esse foi um dos estopins para que Putin iniciasse os ataques.