Uso obrigatório de máscaras em ambientes abertos é retirado na Espanha

Alguns espanhóis, que ainda se sentem receosos pelo contágio, optaram por continuar a usar as máscaras

Uso obrigatório de máscaras em ambientes abertos é retirado na Espanha
Durante os 14 dias anteriores medindo a taxa nacional de infecções, diminuiu para metade em três semanas, caindo para 1.692 casos (Créditos: Pablo Blazquez Dominguez/Getty Images)

A exigências de utilizar máscaras faciais ao ar livre na Espanha foi retirada nesta quinta-feira (10), uma vez que as infecções por Covid-19 continuam a recuar das alturas recorde, porém, alguns espanhóis, que ainda se sentem receosos pelo contágio, optaram por continuar a usar as máscaras. “Com uma máscara me sinto protegida, especialmente quando há muita gente por perto”, disse Julia de Isidro, 50 anos, que trabalha na Biblioteca Nacional de Espanha.

Publicidade

“Vou continuar usando, mas em espaços onde há poucas hipóteses de contrair alguma coisa, vou tirá-la”, disse ela à Reuters à porta da biblioteca na avenida Recoletos forrada de árvores em Madrid. Nas calçadas de Madrid, tal como ela, e muitos outros estavam utilizando máscaras descartáveis, na quinta-feira de manhã.

Durante os 14 dias anteriores medindo a taxa nacional de infecções, diminuiu para metade em três semanas, caindo para 1.692 casos na quarta-feira (8). O país estava enfrentando antes, um pico de casos por 100.000 em 17 de janeiro, o que levou as autoridades do país inteiro a aliviar as restrições.

Em ambientes fechados, as máscaras ainda continuam sendo obrigatórias e nos transportes públicos, mas quase todas as regiões já retiraram a exigência de mostrar um passaporte sanitário para entrar em bares e discotecas.

Um britânico de 42 anos, Paul Latham, que vive em Madrid há um ano, teve o prazer de finalmente poder sair de casa sem ter que cobrir o rosto com a máscara. “É ótimo, é bom poder viver livre novamente, suponho, e não estar constantemente pensando em usar uma máscara. Adoro isso.”

Publicidade

“Bom dia espanhóis ????????. Ale, feliz primeiro dia sem máscaras e com o salário mínimo Ponte das Artes”

Publicidade