Ícone do site

Veja os países que já celebram a chegada de 2023

Published 31/12/2022

(Crédito: Getty Images)

O ano de 2023 já começou em alguns países, como: Kiribati, Tonga, Samoa, Nova Zelândia, Tuvalu, Austrália, China, Japão, Filipinas, Coreia do Sul e Malásia. Com o fuso horário, países comemoram o Réveillon antes do Brasil.

O primeiro país a chegar no ano novo foi a Nova Zelândia. Por lá a virada foi celebrada com a tradicional queima de fogos sobre a Sky Tower, que fica em Auckland. Já na Austrália, a festa foi em Sydney, perto da Opera House. Os fogos duraram pouco mais de 2 minutos. Além disso, a Sidney Harbour Bridge foi iluminada com as cores do arco-íris, símbolo do movimento LGBTQIA+.

O último local a sair de 2022 é Honalulu, no estado do Havaí, nos Estados Unidos.

No Brasil, as celebrações começam no fim da tarde. Ao menos 23 capitais brasileiras confirmaram que terão festa para celebrar a chegada de 2023 com apresentações musicais e queima de fogos. Algumas delas estão retomando os eventos agora, após uma pausa de dois anos devido à pandemia de Covid-19.

Em São Paulo, na grande festa da Avenida Paulista, onde são esperadas mais e dois milhões de pessoas, se apresentam Fafá de Belém, Leonardo e Xamã. No Rio de Janeiro, Zeca Pagodinho, Iza e Alexandre Pires comandam a festa, que terá 15 minutos de queima de fogos. Em Minas, o palco será a tradicional Praça da Liberdade. Serão três estruturas com apresentações de grupos de funk, blocos carnavalescos e duelos de MCs.

Brasília, que sediará a cerimônia de posse presidencial amanhã (01), terá ao menos cinco locais com atrações: o Eixo Cultural Ibero-americano (antiga Funarte), a Prainha dos Orixás, em Gama, Ceilândia e Sobradinho. A programação atende a todos os gostos, a atração principal da noite de Réveillon será a cantora Vanessa da Mata.

 

Sair da versão mobile