As primeiras pesquisas foram abertas nas votações de meio de mandato dos Estados Unidos , que determinarão a composição do próximo Congresso e definirão restante do mandato do presidente Joe Biden na Casa Branca.
As votações nesta terça-feira (8) ocorrem quando a população dos Estados Unidos luta contra a inflação e o custo de vida elevado, e a economia emergiu como a principal preocupação entre os partidários dos partidos Democrata e Republicano.
Os democratas atualmente mantêm uma pequena maioria no Congresso e concentraram grande parte da campanha na defesa dos direitos reprodutivos e no fortalecimento das instituições democráticas, que argumentam estar ameaçadas no país.
Mas como o partido no poder, os democratas devem perder espaço para os republicanos, que se aproveitaram de questões econômicas e de imigração em uma tentativa de conquistar apoio nas urnas.
“Existem algumas pressões compensatórias sobre a economia: o desemprego permanece relativamente baixo em 3,5%, a confiança do consumidor ainda é bastante alta”, disse Thomas Gift, diretor do Centro de Política dos EUA da University College London, à Al Jazeera, “mas a inflação atinge todos, e a maioria (o partido) – justo ou não – vai ser bode expiatório.”
Todos os 435 assentos na Câmara dos Representantes dos EUA estão em disputa , junto com 34 no Senado. Governadores, legislaturas estaduais, conselhos locais e conselhos escolares também estão sendo contestados.
Os Estados Unidos vão às urnas nesta terça-feira (08) para as eleições de meio de mandato, que colocam em jogo a maioria dos democratas no Congresso e o futuro da gestão de Joe Biden #CNNBrasil pic.twitter.com/kflqztgmgu
— CNN Brasil (@CNNBrasil) November 8, 2022