Arthur do Val se filia ao União Brasil após deixar o Podemos por escândalo de áudios vazados

Arthur é alvo de processo disciplinar no Conselho de Ética da Alesp após frases sexistas sobre refugiadas ucranianas

arthur-do-val-se-filia-ao-uniao-brasil-apos-deixar-o-podemos-por-escandalo-de-audios-vazados
O ex-deputado estadual Arthur do Val durante discurso na Alesp, em São Paulo (Crédito: Divulgação/Alesp)

O deputado estadual de São Paulo, Arthur do Val, se filiou nesta terça-feira (29) ao partido União Brasil. A legenda, que é uma fusão do Democratas com o PSL, ainda não se manifestou sobre o cargo em que Arthur irá concorrer.

Publicidade

Arthur do Val foi desfiliado de seu antigo partido, o Podemos, em 8 de março, após a sigla abrir processo interno no Conselho de Ética por conta de áudios vazados sobre refugiadas ucranianas.

Por causa do escândalo, o parlamentar também foi alvo de 21 representações no Conselho de Ética da Assembleia Legislativa de São Paulo (Alesp), que abriu um processo disciplinar contra ele.

A partir da abertura do processo disciplinar por quebra de decoro parlamentar, o Conselho de Ética da Alesp vai definir nas próximas semanas a pena mais adequada para Arthur do Val no caso. A punição pode ir de simples advertência até a cassação definitiva do mandato.

O novo parlamentar do União Brasil entregou a defesa dele no processo na sexta-feira (25) e pediu que dez testemunhas de defesa sejam ouvidas pelo colegiado na terça-feira (5) no Conselho de Ética.

Publicidade

Assine nossa newsletter

Cadastre-se para receber grátis o Menu Executivo Perfil Brasil, com todo conteúdo, análises e a cobertura mais completa.

Grátis em sua caixa de entrada. Pode cancelar quando quiser.