Avião da Gol faz pouso de emergência após um dos motores parar de funcionar

O Boeing 737-800, registrado com prefixo PR-GXM, teve sua rota alterada depois de apresentar uma pane em um dos dois motores

Avião da Gol faz pouso de emergência após um dos motores parar de funcionar
Na última sexta-feira (31), às 17h07, a aeronave decolou levando 182 passageiros (Créditos: David Silverman/Getty Images)

Um avião da Gol precisou fazer um pouso de emergência, em Petrolina, no Sertão de Pernambuco, após decolar de Juazeiro do Norte, no Ceará, com destino a Guarulhos, São Paulo. O Boeing 737-800, registrado com prefixo PR-GXM, teve sua rota alterada depois de apresentar uma pane em um dos dois motores.

Publicidade

Na última sexta-feira (31), às 17h07, a aeronave decolou levando 182 passageiros. Durante sua subida, uma falha no motor direito foi identificada. Cerca de 35 minutos depois da decolagem, o avião fez um pouso seguro no Aeroporto Senador Nilo Coelho, em Petrolina.

De acordo com o G1, eles obtiveram o áudio com a conversa de um dos pilotos com o controle de tráfego aéreo. Nele, pode-se ouvir um alarme na cabine de comando; alguns segundos depois, o piloto declara; “pan-pan, pan-pan, pan-pan”.

Quando esta palavra é emitida três vezes, significa que a tripulação está declarando ao controle de tráfego aéreo uma situação de “emergência“. No áudio, o piloto informa que o motor direito desligou e que está voando apenas com um dos motores, aeronaves que são usadas em voos comerciais são preparadas para voar em segurança apenas com um dos motores em caso de urgência.

O piloto pede para desviar a rota do voo e pousar em Petrolina. E por precaução, solicita apoio no solo do Corpo de Bombeiros e assistência médica.

Publicidade

Os danos do motor do avião foram visíveis, restando distritos pela quebra das lâminas que giram dentro do motor.

Segundo o G1, a Gol foi procurada, e disse por meio de nota que devido a uma manutenção não programada, o voo 187, entre Juazeiro do Norte (JDO) e Guarulhos (GRU), realizado no dia 31 de dezembro, alterou sua rota para Petrolina (PNZ). A Gol disse que teve a necessidade de trocar o avião para continuar com a viagem. Destacou que todos que estavam dentro da aeronave foram embarcados e o voo pousou em GRU com 6h23 de atraso. Ainda disse que durante as tratativas em Petrolina, todos os passageiros ficaram na sala de embarque e tiveram alimentação. A Gol lamentou os transtornos e reforçou que todos os procedimentos feitos visam a segurança de todos. 

Assine nossa newsletter

Cadastre-se para receber grátis o Menu Executivo Perfil Brasil, com todo conteúdo, análises e a cobertura mais completa.

Grátis em sua caixa de entrada. Pode cancelar quando quiser.