Bolsonaro anuncia reajuste de 33,24% no piso salarial dos professores

Medida vai beneficiar mais de 1,7 milhão de professores, que lecionam para cerca de 38 milhões de alunos nas escolas públicas dos Estados e municípios

Bolsonaro anuncia reajuste de 33,24% no piso salarial dos professores
Presidente Jair Bolsonaro (Créditos: Andressa Anholete/Getty Images)

Jair Bolsonaro (PL), Presidente da República, anunciou em seu Twitter nesta quinta-feira (27) um reajuste no piso salarial dos professores de educação básica de 33,24%. A decisão de conceder a reposição foi antecipada pelo chefe do Executivo na quarta-feira (26), a apoiadores em frente ao Palácio da Alvorada. 

Publicidade

“Esse é o maior aumento já concedido, pelo Governo Federal, desde o surgimento da Lei do Piso. Mais de 1,7 milhão de professores, dos Estados e Municípios, que lecionam para mais de 38 milhões de alunos nas escolas públicas serão beneficiados”, publicou Bolsonaro em sua rede social.

Conforme estabelece a Lei do Magistério, o reajuste do salário dos professores é atrelado ao valor por aluno do Fundo de manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb), que é definido pelo Ministério da Educação, com base na inflação. O governo em 2021 não liberou nenhum reajuste para a área dos professores.

De acordo com o UOL, o presidente havia falado na quarta-feira (26) para apoiadores que iria “seguir a lei”. “Vou seguir a lei. Governadores não querem 33%. Eu vou dar o máximo que a lei permite, que é próximo disso”, afirmou Bolsonaro. Prefeitos e Governadores vinham pressionando o governo federal para tentar alterar a lei do piso e o cálculo do reajuste, como uma forma de tentar evitar um aumento nos salários dos professores, e assim, minimizar o impacto nos cofres de Estados e Municípios.

Assine nossa newsletter

Cadastre-se para receber grátis o Menu Executivo Perfil Brasil, com todo conteúdo, análises e a cobertura mais completa.

Grátis em sua caixa de entrada. Pode cancelar quando quiser.