Brasil suspende planos de visita de primeiro-ministro russo

O representante russo iria participar de uma reunião da Comissão Brasileiro-Russa de Alto Nível de Cooperação.

presidente-lamenta-morte-de-genivaldo-e-diz-que-havera-justica
(Créditos: Andressa Anholete/Getty Images)

O governo brasileiro decidiu suspender uma visita prevista para abril do primeiro-ministro da Rússia, Mikhail Mishustin, ao Rio de Janeiro. O Itamaraty e o Kremlin negociavam uma data para viagem do premiê ao Brasil, mas as conversas foram congeladas por causa da guerra com a Ucrânia. A informação é do jornal Folha de S. Paulo. 

Publicidade

O representante russo iria participar de uma reunião da Comissão Brasileiro-Russa de Alto Nível de Cooperação. A avaliação do governo, segundo o que apurou a reportagem da Folha, é que receber o premiê russo, neste momento, seria uma sinalização de que o Brasil está do lado do presidente da Rússia, Vladimir Putin. 

Essa seria uma mensagem contrária à que o Brasil adotou no Conselho de Segurança da ONU, quando votou a favor da resolução que condena a invasão russa à Ucrânia. 

A viagem do presidente Jair Bolsonaro a Moscou, uma semana antes do início da guerra, foi criticada pelos Estados Unidos. A porta-voz da Casa Branca Jen Psaki chegou a dizer que o “Brasil parecia estar do outro lado da comunidade internacional”.

Publicidade

Assine nossa newsletter

Cadastre-se para receber grátis o Menu Executivo Perfil Brasil, com todo conteúdo, análises e a cobertura mais completa.

Grátis em sua caixa de entrada. Pode cancelar quando quiser.