Casarão histórico em Ouro Preto MG é destruído após deslizamento de terra

De acordo com a Defesa Civil, ninguém se feriu no ocorrido. A prefeitura afirmou que o casarão histórico já estava interditado desde 2012

Casarão histórico em Ouro Preto (MG) é destruído após deslizamento de terra
O Corpo de Bombeiro não informou o total de pessoas que precisaram ser retiradas do local (Créditos: Reprodução / Redes Sociais)

Na manhã desta quinta-feira (13), um deslizamento de terra na Região Central de Minas Gerais, destruiu um casarão histórico do século XIX da Prefeitura de Ouro Preto, e um imóvel onde funcionava um depósito. O acidente aconteceu no Morro da Forca, que fica localizado no centro histórico da cidade. De acordo com a Defesa Civil, ninguém se feriu no ocorrido. A prefeitura afirmou que o casarão histórico já estava interditado desde 2012. 

Publicidade

“Foi um deslizamento de grande proporção. Felizmente os imóveis estavam vazios. O casarão estava fechado justamente por causa do risco”, afirmou o coordenador do órgão, Neri Moutinho.

Minutos antes a área foi evacuada

Por volta de 8h30 o Corpo de Bombeiros foi chamado para para o local para realizar uma vistoria e, devido aos problemas de estrutura que foram verificados, a área foi evacuada por completo. Pouco depois, às 9h10, aconteceu o deslizamento.

O Corpo de Bombeiro não informou o total de pessoas que precisaram ser retiradas do local. De acordo com a corporação, o talude continua apresentando instabilidade. Se houver desmoronamento, há a possibilidade de um hotel e um restaurante serem atingidos também.

“As equipes do Corpo de Bombeiros continuam fazendo trabalho de vistoria nas outras residências que ficam na região para verificar a necessidade de evacuar mais casas”, afirmou o porta-voz do Corpo de Bombeiros de Minas Gerais, tenente Pedro Aihara.

Publicidade

A Defesa Civil de Ouro Preto, vem orientando as pessoas para que não passem pela região atingida. O Morro da Forca fica no centro histórico de Ouro Preto, próximo ao museu da Farmácia. Pessoas escravizadas eram enforcadas no local, entre os séculos XVII e XIX.

Chuvas

Segundo o coordenador da Defesa Civil de Ouro Preto, Neri Moutinho, o solo estava muito molhado devido às chuvas dos últimos dias. Entre os municípios em estado de emergência, Ouro Preto é um deles, por causa das chuvas.

O tenente Pedro Aihara, do Corpo de Bombeiros, disse que o risco geológico na região continua muito alto.

Publicidade

“(As fortes chuvas dos últimos dias) acabam fazendo com que o solo fique saturado de água, e essa saturação pode gerar um movimento de massa mesmo em um momento em que a chuva não está acontecendo”, explicou.

Outro casarão histórico desaba há 6 dias

Outro casarão tricentenário tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) teria desabado em Ouro Preto no dia 7 de janeiro. O desabamento ocorreu também, devido às fortes chuvas. Ninguém se feriu.

A prefeitura disse que o imóvel, já estava em condições bem precárias de conservação quando foi adquirido pelo município há poucos meses. Os proprietários da residência haviam abandonado o local.

Publicidade

A área foi isolada, mas nenhum vizinho precisou ser retirado de suas casas. O imóvel fica localizado no bairro Santa Efigênia, no Centro Histórico. O Iphan foi notificado. 

Publicidade

Assine nossa newsletter

Cadastre-se para receber grátis o Menu Executivo Perfil Brasil, com todo conteúdo, análises e a cobertura mais completa.

Grátis em sua caixa de entrada. Pode cancelar quando quiser.