Dia dos Pais: a mudança de vida que acontece com a adoção

Benjamin Cano e Louis Planès são franceses que moram no Brasil há muitos anos. Em 2017 o casal adotou uma criança. E foi assim que o filho Vinícius Cano Planes apareceu e mudou a vida dessa família

Dia dos Pais a mudança de vida com a adoção de uma criança
Benjamin Cano e Louis Planès com o filho Vinícius (Crédito: Sérgio Baia)

Juntos há mais de 20 anos, Benjamin Cano e Louis Planès são franceses de Toulouse e decidiram se mudar para o Brasil há quase 10 anos para iniciar um novo empreendimento. Administraram um hotel-boutique em Ipanema por sete anos e hoje, além de casados, são sócios no ramo imobiliário.  

Publicidade

Em meio ao trabalho, decidiram adotar uma criança e entraram com a habilitação na Vara da Infância e da Juventude do Rio de Janeiro. Durante um ano, participaram de encontros com psicólogos e assistentes sociais para obter um estudo da condição familiar.  

Depois de aprovados, aguardaram dois anos com imensa expectativa, acompanhando de perto o processo junto à Vara da Infância e da Juventude para saber se havia uma criança disponível para o casal.  Até que em um dia receberam a aguardada ligação de uma juíza carioca, informando que uma colega, também juíza, de Ilhéus, Bahia, estava com um caso de um recém-nascido prematuro de cinco meses sem pretendentes.  

O pequeno Vinícius Cano Planes havia nascido na rua com apenas 900 gramas. Foi reanimado na ambulância do SAMU e abandonado no hospital. A mãe biológica não chegou a ficar nem três horas com o bebê. 

Imediatamente o casal se interessou e foram até a Bahia. Ali começou a conexão do casal com Vinicius. O bebê, já com dois meses e meio de vida, teve alta da UTI um dia após a ligação da juíza e os novos pais foram buscá-lo na maternidade. Era dia 11 de maio de 2017. E com a adoção veio uma completa mudança na vida desses pais de primeira viagem.

Publicidade

Naquela época, a nova família teve de permanecer na Bahia por três semanas, pois Vinicius estava tão magro que a pediatra não autorizou a viagem de avião para o Rio. 

Dia dos Pais

Na França, onde Benjamin Cano nasceu e está passando as férias, o Dia dos Pais é celebrado em junho, mas o apresentador e empresário não comemorou nesta data. O dia de celebração será neste próximo domingo (8), quando oficialmente é feriado no Brasil.  

Publicidade

É aqui que Benjamin mora com o marido Louis Planès e o filho Vinícius, agora com 4 anos, desde 2011. “Vamos comemorar sim. Será muito especial, porque minha pequena irmã vai casar no Dia dos Pais. Então, vamos celebrar a data junto com a festa do casamento”, disse o apresentador, que conta sobre a mudança de vida depois da adoção.  

“Minha vida mudou totalmente, totalmente mesmo. De uma vida de empresário virou uma vida de uma rotina que começa todos os dias às cinco e meia da manhã, quando ele acorda”, brinca.

“Mas digo que prefiro mil vezes minha nova vida de papai.”  

Publicidade

O empresário destaca a transformação de sentimentos que o pequeno Vinícius trouxe consigo ao fazer parte da família. “Não sabia que um ser humano poderia ter tanto amor. Sei que pode parecer óbvio ou fácil falar, mas meu amor pelo Vinícius, além de ser incondicional, parece ser infinito. Ele está super carinhoso, toda hora fala: ‘pai, te amo’. Como não ser apaixonado e amoroso por esse serzinho? Estou muito emocionado só de explicar”, se derrete o papai.  

“Ele é meu tudo, minha vida, meu grude, meu sangue, vai muito além do gene. Acredito que o Vinícius parece muito comigo e o Louis. Ele é sensitivo. A empatia dele, a bondade, a gentileza dele, o coração e tudo que estamos passando para ele nesses quatro anos de idade, ele consegue repassar para os outros. Isso vale todo o ouro do mundo. Deixei longe de mim o lado material, o parecer, a minha arrogância para ser apenas eu, simples, com valores de respeito, tolerância e amor. Aprendi a ser menos extravagante e respeitar mais depois de me tornar pai”, finaliza Benjamin. 

Publicidade

Assine nossa newsletter

Cadastre-se para receber grátis o Menu Executivo Perfil Brasil, com todo conteúdo, análises e a cobertura mais completa.

Grátis em sua caixa de entrada. Pode cancelar quando quiser.