Enem 2021 acontecerá nos dias 21 e 28 de novembro

As inscrições poderão ser realizadas entre os dias 30 de junho e 14 de julho, pela Página do Participante

Santos vence Real Brasília por 3 a 0
(Crédito: Pedro Ernesto Guerra Azevedo/Santos FC)

O ministro da Educação, Milton Ribeiro, informou por meio da sua rede social que o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) será realizado nos dias 21 e 28 de novembro em 2021.

Publicidade

Os editais do Enem 2021 devem ser publicados nesta semana e as versões impressa e digital da prova também acontecerão em novembro, nos mesmos dias. Segundo o ministro, as inscrições poderão ser realizadas entre os dias 30 de junho e 14 de julho, pela Página do Participante.

Em 2020, o Enem que normalmente é aplicado em novembro, sofreu vários problemas desde o adiamento do exame, devido à pandemia, até salas lotadas em que alunos foram barrados para que fosse possível manter o distanciamento social. No Amazonas e em cidades de Rondônia, houve a suspensão da prova devido à alta de casos da pandemia, segundo o portal G1. Esse problemas causaram estresses para os milhares de estudantes que iriam realizar a prova.

Na última edição, 5,7 milhões de candidatos estavam confirmados para fazer a prova do Enem. A abstenção foi recorde: mais da metade, 55,3%, não compareceu.

Publicidade

Enem digital

O Enem digital teve a primeira aplicação na edição de 2020, com 96 mil inscritos. Neste ano ainda não foi definido quantas vagas serão oferecidas para a modalidade.

O MEC estimava elevar o número de inscritos ano a ano, até tornar o Enem 100% digital em 2026, quando anunciou o Enem digital. Entretanto para que o governo anuncie mais vagas para as provas digitais, será preciso aumentar o número de locais para aplicação do exame.

As provas digitais não são feitas na casa dos estudantes. Elas são aplicadas em computadores localizados em salas sem conexão à internet.

Publicidade

Assine nossa newsletter

Cadastre-se para receber grátis o Menu Executivo Perfil Brasil, com todo conteúdo, análises e a cobertura mais completa.

Grátis em sua caixa de entrada. Pode cancelar quando quiser.