Foco é tirar brasileiros da Ucrânia o mais rápido possível, diz Ciro Nogueira

Segundo o Itamaraty, cerca de 500 brasileiros estão no país

foco-e-tirar-brasileiros-da-ucrania-o-mais-rapido-possivel-diz-ciro-nogueira
Ciro Nogueira gesticula durante evento oficial para apresentar simplificação das leis trabalhistas no Palácio do Planalto em 10 de novembro de 2021 em Brasília, Brasil. (Crédito: Andressa Anholete/Getty Images)

O ministro da Casa Civil, Ciro Nogueira, afirma que a prioridade do governo federal é viabilizar a saída de brasileiros que estão na Ucrânia, alvo de ataques da Rússia desde a madrugada desta quinta-feira (24).

Publicidade

Segundo o Itamaraty, cerca de 500 brasileiros estão no país. “Nosso foco é proteger os brasileiros e tirá-los de lá o mais rápido possível”, disse Ciro em entrevista à Folha de S. Paulo.

Até o momento, a recomendação do governo brasileiro é para que sigam orientações da embaixada e, no caso de residentes no leste ucraniano, para que se desloquem a Kiev quando houver segurança.

A embaixada da Ucrânia no Brasil cobrou o governo federal nesta quinta-feira (24) que condenasse o que chamou de “agressão russa”. Contudo, os russos são considerados parceiros estratégicos e são sócios do Brasil no Brics.

Integrantes do governo defendem que Jair Bolsonaro (PL) se mantenha neutro e evite comentar o conflito. O presidente esteve na semana passada com o mandatário russo, Vladimir Putin.

Publicidade

Assine nossa newsletter

Cadastre-se para receber grátis o Menu Executivo Perfil Brasil, com todo conteúdo, análises e a cobertura mais completa.

Grátis em sua caixa de entrada. Pode cancelar quando quiser.