Grupo cola cartaz de ‘fome’ em Touro de Ouro inaugurado na Bolsa em SP

Grupo cola cartazes com a palavra “fome” no Touro de Ouro, instalado na sede da Bolsa de Valores de São Paulo

Grupo cola cartaz de 'fome' em Touro de Ouro inaugurado na Bolsa em SP
Créditos: Reprodução redes sociais Juventude Fogo no Pavio

Manifestantes realizaram um protesto contra fome na Bolsa de Valores brasileira, no centro de SP, o grupo colou cartazes no Touro de Ouro.

Publicidade

A ação do grupo aconteceu por volta de 6h30 e levou cerca de 5 minutos. Um segurança da Bolsa de valores em SP, tentou impedir a ação e depois limpar o Touro de ouro.

Dez minutos depois, um caminhão da limpeza urbana passou para limpar a Rua 15 de novembro, SP.

Os manifestantes publicaram um texto sobre a ação nas redes sociais explicando sobre o porquê o protesto ser no Touro de ouro na Bolsa de valores em SP. O protesto é contra a fome, a desigualdade social, o emprego e a falta de oportunidade para a juventude periférica.

A escultura encomendada pela B3 situado na Bolsa de valores, inspirada no Touro de Wall Street, o centro financeiro de Nova York, representa “o otimismo e a força dos investidores” no mercado financeiro. Os manifestantes realizaram esse protesto contra fome na Bolsa de Valores brasileira, porque acreditam que essa ação esquece e invalida diversos brasileiros que estão passando fome, por isso, o grupo colou cartazes no Touro de Ouro.

Publicidade

De acordo com os organizadores do protesto, o monumento retrata a contradição de um país que viu o Produto Interno Bruto (PIB) crescer até setembro, mas em uma expansão desigual, que deixa de fora especialmente a classe de renda mais baixa.

Neste semestre, a alta no preço dos alimentos levou muitas famílias a buscarem itens como gordura e ossos de boi nos açougues e até em caçambas de descarte, demonstrando como milhares de pessoas estão passando fome hoje no Brasil.

“Nesta semana, a Bolsa de Valores instalou a estátua do Touro de Ouro no Centro de São Paulo. O que para eles simboliza a força do mercado financeiro, para nós é um símbolo da fome, da miséria e da superexploração do trabalho. Mas, também é um lembrete de que continuaremos na luta por uma vida com dignidade. E é por isso que hoje fizemos essa ação simbólica de protesto”, afirmaram.

Publicidade

Veja abaixo o texto na íntegra que explica os motivos para o protesto em SP:

Publicidade

Assine nossa newsletter

Cadastre-se para receber grátis o Menu Executivo Perfil Brasil, com todo conteúdo, análises e a cobertura mais completa.

Grátis em sua caixa de entrada. Pode cancelar quando quiser.