Hoje é Dia: Cacilda Becker completaria 100 anos nesta semana

Ela conhecia cada pedaço do palco. Como a palma das mãos, com a planta dos pés. Muito antes de o espetáculo começar, ela caminhava em círculos por aquele espaço que era como a sua casa. Passava para si mesma não apenas as próprias falas de sua personagem, mas também a de todos os colegas.

Publicidade

O próximo 6 de abril (terça-feira) é o dia do centenário da grande dama do teatro brasileiro Cacilda Becker. Ela morreu em 1969, com apenas 48 anos de idade, vítima de um derrame, mas deixou um legado imensurável para a cena cultural brasileira, com aproximadamente 70 espetáculos. A memória dos 100 anos da estrela é um dos principais fatos da semana que começa.

Confira a lista de datas da semana aqui

Confira todas as efemérides de abril de 2021 aqui

Ela, natural de Pirassununga (SP) e que foi para Rio de Janeiro e São Paulo conquistar o estrelato, foi a primeira atriz profissional do Brasil em uma época em que o elenco recebia apenas as próprias falas. Em entrevista para a TV Brasil, há dois anos, o neto da artista, Guilherme Becker Fleury, explica que a avó foi para a capital paulista apenas com o dinheiro da passagem.

“Ela lutou a vida inteira pela classe artística”, afirma Guilherme, que reuniu móveis e objetos da avó, do marido dela, o ator Walmor Chagas , e da irmã, Cleide Yáconis (1923-2013), para exposição ao público. O último espetáculo de Cacilda – A Espera de Godot, de Samuel Beckett – foi no ano de morte dela. Foi em uma apresentação, inclusive, que ela teve uma dor na cabeça forte e pediu ajuda da plateia. Após o primeiro ato, precisou procurar um hospital, onde faleceu.

Em 2019, o programa Fique Ligado, da TV Brasil, lembrou os 50 anos da morte da atriz. Assista:

Publicidade

Quando Cacilda Becker faleceu, o que causou comoção nacional, o poeta Carlos Drummond de Andrade escreveu o seguinte: “A morte emendou a gramática. Morreram Cacilda Becker. Não era uma só. Eram tantas…”.  O registro do programa De Lá pra Cá (2011) explicou a trajetória da atriz e as inovações que ela trouxe para o palco. “A Cacilda tinha um tipo franzino e uma presença cênica extraordinária. Ela se transformava no palco”, recordou o diretor teatral Flávio Marinho, que chegou a assistir a dois espetáculos da atriz.

Biógrafo de Cacilda Becker, o historiador Luiz André do Prado explica que, desde a adolescência em Santos (SP), ela já demonstrava talento para a dramaturgia e dança. “Foi lá que ela foi descoberta e levada ao Teatro do Estudante, no Rio de Janeiro”, esclarece o autor de Cacilda Becker: Fúria Santa. Ele explica que depois a atriz foi para São Paulo. No programa, a crítica Barbara Heliodora explica que a atriz era um acontecimento em cena.

Confira mais sobre a vida de Cacilda Becker:   

Publicidade

Multiartista

Nesta semana, na quarta-feira (7), também é tempo de celebrar a memória de outro artista brasileiro que deixou saudades e morreu de forma precoce. O músico e comediante Antônio Carlos Bernardes Gomes, mais conhecido como Mussum, nasceu em 7 de abril de 1941, e completaria 80 anos de idade. Ele morreu em 1994, aos 53 anos de idade. O acervo da Empresa Brasil de Comunicação (EBC) traz lembranças do trapalhão que encantou o Brasil. Antes da comédia, Mussum era integrante do grupo Originais do Samba. Para saber mais daquele grupo, assista abaixo ao Samba na Gamboa:
 

Sobre a vida dele na comédia, os programas De Lá Pra Cá e Sem Censura narram a trajetória do sorriso fácil até a fama.

Publicidade

A semana traz outras datas inspiradoras, como o Dia da Saúde, do Jornalista, e do Braille.

Lista semanal com datas, fatos históricos e feriados (4 a 10 abril de 2021):

4 a 10 de abril de 2021
4

Fundação da escola de samba Unidos de Vila Isabel (75 anos)

5

Nascimento do cantor e compositor paraibano Genival Lacerda (90 anos);

Publicidade

Morte do esportista, músico e empresário fluminense Pedro Paulo Guise Carneiro Lopes, o Pepê (30 anos)

6

Nascimento do ilustrador letão Eli Katz, o Gil Kane (95 anos) – sua carreira englobou os períodos conhecidos como Era de Ouro e Era de Prata dos Quadrinhos

Nascimento da atriz paulista Cacilda Becker Iaconis (100 anos)

Morte do compositor, pianista e maestro russo Ígor Fiódorovitch Stravinsky (50 anos) – considerado um dos compositores mais importantes e influentes do século 20

Início da primeira Olimpíada da Era Moderna, em Atenas (125 anos)

Dia Internacional do Esporte para o Desenvolvimento e a Paz – comemoração instituída pela 96ª sessão da Assembleia Geral da ONU na sua Resolução A/RES/67/296 de 18 de setembro de 2013

7

Nascimento do humorista, ator, músico, cantor e compositor fluminense Antônio Carlos Bernardes Gomes, o Mussum (80 anos) – integrou o quarteto humorístico Os Trapalhões e grupo de samba Os Originais do Samba

Treze crianças são assassinadas na Escola Municipal Tasso da Silveira, no Rio de Janeiro, episódio conhecido como Massacre do Realengo (dez anos)

Abdicação de Dom Pedro I em favor de seu filho D. Pedro de Alcântara, futuro D. Pedro II (190 anos) – O ato marcou o fim do Primeiro Reinado e o início do período regencial no Brasil

Dia do Jornalista

Dia Mundial da Saúde – comemoração instituída por países-membros da Organização Mundial da Saúde para ser observada a partir de 1950

Fundação do Clube Náutico Capibaribe (120 anos)

8

Nascimento do músico, apresentador de TV paulista Luiz Thunderbird Fernando Duarte (60 anos)

Descoberta da supercondutividade pelo físico holandês Heike Kamerlingh Onnes (110 anos)

Criação da Universidade Federal da Bahia (UFBA) (75 anos)

Dia Nacional do Sistema Braille

Dia Mundial da Luta Contra o Câncer

Dia Internacional dos Ciganos

9

Início do programa Falando de Música, da Rádio MEC (68 anos)

10

Holanda é o primeiro país a legalizar a eutanásia (20 anos)

(Agência Brasil)

Assine nossa newsletter

Cadastre-se para receber grátis o Menu Executivo Perfil Brasil, com todo conteúdo, análises e a cobertura mais completa.

Grátis em sua caixa de entrada. Pode cancelar quando quiser.