Hoje é dia: há 25 anos, computador vencia Kasparov no xadrez

hoje-e-dia:-ha-25-anos,-computador-vencia-kasparov-no-xadrez

Entre os fatos de destaque desta semana, completam-se 25 anos da primeira vitória de um computador no xadrez contra o russo Garry Kasparov. Há dez anos, no Egito, caía o ditador Hosni Mubarak durante a Primavera Árabe. E, nas ondas sonoras, ainda hoje ecoa a incomparável voz de Cauby Peixoto, que completaria 90 anos no próximo dia 10. A semana termina com a comemoração do Dia Mundial do Rádio (13).

Publicidade

Confira a lista de datas aqui

Confira todas as efemérides de fevereiro de 2021 aqui

O domingo (7) desta semana começa com o Dia Nacional de Luta dos Povos Indígenas. Representantes de diferentes etnias indígenas lembram que a luta traçada é tanto por bens essenciais – água e terra – quanto pela garantia da existência dos próprios povos.

“A água é a veia da mãe Terra, é o sangue da mãe Terra, é quem dá pulso e quem dá vida”, relata Júnior Xukuru, que mora na Reserva Indígena Recanto dos Encantados, em entrevista à Agência Brasil em 2018. 

Dois anos de a data ser instituída pela Lei nº 11.696 de 12 de junho de 2008, a Agência Brasil também noticiava o debate sobre o projeto que tramitava no Senado.

Xeque-mate, Kasparov

Era 10 de fevereiro de 1996. Jogando com as peças brancas, um computador alimentado com pouco conhecimento sobre xadrez ganhava uma partida, pela primeira vez, sobre o campeão mundial Garry Kasparov. Mas não era uma máquina qualquer, e sim o supercomputador Deep Blue, da IBM, que conseguia avaliar e examinar 200 milhões de jogadas por segundo. Kasparov gastava um segundo para avaliar três jogadas.

Publicidade

Ainda assim, o jogador russo ganhou a rodada de seis partidas com um placar de 4 a 2 para o único humano da mesa. No ano seguinte, ele foi derrotado por um Deep Blue melhorado. Em 2003, Kasparov voltava a jogar contra outra máquina, o Deep Junior.

Leia também: Xadrez, o jogo dos reis, surgiu há 1500 anos

A volta do boêmio Cauby Peixoto

“Voltei, pra rever os amigos que um dia / Eu deixei a chorar de alegria / Me acompanha o meu violão”.

Publicidade

A letra de A Volta do Boêmio pode ser um aviso de que o cantor fluminense Cauby Peixoto continua presente na memória popular. No próximo dia 10, ele completaria 90 anos de vida, mas já faz cinco anos da morte de Cauby, um dos mais versáteis cantores da música brasileira.

Para recordar sua história, separamos algumas sugestões de conteúdos produzidos pelas Rádios EBC:

Confira homenagem a Cauby Peixoto no Armazém Cultural

Publicidade

Conheça a trajetória do cantor Cauby Peixoto

Por falar em rádios, onde Cauby sempre fazia sucesso dentro e fora dos estúdios da Rádio Nacional, no dia 13 é comemorado mundialmente o Dia Mundial do Rádio. Em 2011, as associações de rádios do mundo, lideradas pela Espanha, solicitaram à Organização das Nações Unidas que o dia 13 de fevereiro se tornasse o Dia Mundial do Rádio. Esta data foi escolhida por ter sido o dia de criação da Rádio das Nações Unidas, em 1946. Desde então, comemora-se esse meio de comunicação capaz e manter uma forte conexão e interação com os ouvintes:

Publicidade

Primavera Árabe no Egito

Mubarak foi afastado do poder durante o movimento conhecido como Primavera Árabe
Mubarak foi afastado do poder durante o movimento conhecido como Primavera Árabe

Mubarak foi afastado do poder durante o movimento conhecido como Primavera Árabe – Amr Dalsh, Reuters

Uma série de protestos em vários países do Oriente Médio e Norte da África provocou a queda de presidentes e ditadores na região. Essa movimentação ganhou o nome de Primavera Árabe e teve como marco a renúncia de Hosni Mubarak, no dia 11 de fevereiro, após 18 dias de protestos no Egito. Mubarak esteve 30 anos no poder até ser obrigado a ser abandonar a Presidência em decorrência do levante popular. Ele morreu em 25 de fevereiro de 2020 com 91 anos.

Entenda o que foi esta onda de protestos:

 

Lista semanal com datas, fatos históricos e feriados (7 a 13 de fevereiro de 2021)

7 a 13 de fevereiro
7

Nascimento da cantora fluminense de samba Clementina de Jesus (120 anos)

Nascimento do pianista e compositor fluminense Romualdo Peixoto, o Nonô (120 anos)

Nascimento do pintor, gravador, desenhista, ilustrador, ceramista, escultor, muralista, pesquisador, historiador e jornalista argentino, naturalizado brasileiro Hector Julio Páride Bernabó, o Carybé (110 anos)

Nascimento do cineasta argentino naturalizado brasileiro Héctor Babenco (75 anos)

Nascimento do compositor e regente paulista José Maria de Abreu (110 anos)

Dia Nacional de Luta dos Povos Indígenas – instituído pela Lei nº 11.696, de 12 de junho de 2008

Dia Nacional do Trabalhador Gráfico – data criada em 1923, em razão de uma greve praticada por profissionais gráficos, que reivindicavam melhores condições de trabalho e salários mais justos

8

Nascimento do ator estadunidense James Dean (90 anos)

Nascimento da atriz e militante paulista Lélia Abramo (110 anos)

Nascimento do filósofo alemão Hans Albert (100 anos)

Nascimento da atriz paulista Jussara Freire (70 anos)

9

Nascimento do naturalista alemão Johann Baptist von Spix (240 anos) – em 1817, Spix e o seu colega Carl von Martius foram convidados para realizar uma expedição ao Brasil, com o objetivo de descrever sua fauna e flora. Compunham a Missão Artística Austro-Alemã, que acompanhou a princesa Maria Leopoldina de Áustria, futura imperatriz do Brasil

Morte do escritor, filósofo e jornalista russo Fiódor Mikhailovitch Dostoiévski (140 anos)

Morte do advogado, professor, jornalista e político mineiro Carlos Luz (60 anos) – presidente da República de 8 a 11 de novembro de 1955, tendo, deste modo, se tornado o presidente do Brasil que ocupou a cadeira presidencial por menos tempo: apenas três dias

Morte do músico de rock estadunidense Bill Haley (40 anos)

Apollo 14 retorna à Terra depois do terceiro pouso humano na Lua (50 anos)

Cometa Halley aparece pela última vez no Sistema Solar interno, visível na Terra a cada 75–76 anos (35 anos)

Criação do elemento químico Copernício (25 anos)

10

Nascimento do cantor fluminense Cauby Peixoto (90 anos)

O supercomputador da IBM, Deep Blue, derrota Garry Kasparov no xadrez pela primeira vez (25 anos)

Aniversário da cidade-satélite de Santa Maria, Distrito Federal (31 anos)

11

Nascimento do músico e compositor fluminense Sérgio Mendes (80 anos)

Nascimento do escritor, dramaturgo, cronista e jornalista mineiro Mário Prata (75 anos)

Morte do escritor estadunidense Frank Herbert (35 anos) – mais conhecido pela obra Duna

Morte do etnólogo e fotógrafo francês Pierre Verger, nome religioso Fatumbi (25 anos)

Morte do futebolista paraense Waldir Cardoso Lebrêgo, o Quarentinha (25 anos) – até hoje, é o maior artilheiro da história do Botafogo, com 313 gols em 442 jogos

Durante a Guerra Fria, 87 países, incluindo os Estados Unidos, Reino Unido e União Soviética, assinam o Tratado de Controle de Armas do Leito do Mar, que proíbe as armas nucleares no fundo dos oceanos em águas internacionais (50 anos)

Durante a Primavera Árabe, a primeira onda da Revolução Egípcia culmina com a renúncia de Hosni Mubarak e a transferência de poder para o Supremo Conselho Militar após 18 dias de protestos (dez anos)

Projeto Ligo anuncia a primeira observação direta de ondas gravitacionais (cinco anos)

Dia internacional das Mulheres e Meninas na Ciência – data aprovada pela Assembleia das Nações Unidas em 22 de dezembro de 2015, por meio da Resolução A/RES/70/212, para promover o acesso integral e igualitário da participação de mulheres e meninas na ciência

12

Nascimento do ator, diretor, roteirista e produtor paulista Luiz Sérgio Person (85 anos), conhecido sobretudo por ter dirigido dois importantes filmes do cinema brasileiro dos anos 1960, São Paulo S.A. e O Caso dos Irmãos Naves

NEAR Shoemaker aterra em 433 Eros, tornando-se a primeira nave espacial a pousar em um asteroide (20 anos)

Lançamento do filme Drácula, de Tod Browning, em Nova York (EUA) (90 anos)

Papa Francisco e Patriarca Cirilo assinam uma Declaração Ecumênica no primeiro encontro entre líderes das igrejas Católica e Ortodoxa Russa desde a sua separação em 1054 (cinco anos)

13

Nascimento do ator, dublador e poeta fluminense Isaac Bardavid (90 anos) – foi radioator da Rádio Nacional do Rio de Janeiro, atuando na série Teatro de Mistério

Morte do compositor e pianista fluminense José Francisco de Freitas (65 anos) – um dos responsáveis pela fixação da marchinha

Dia Mundial do Rádio – é uma comemoração internacional, que foi proclamada em 3 de novembro de 2011 na 26ª sessão da Unesco e que tem o aval da Assembleia Geral da ONU

Agência Brasil

Assine nossa newsletter

Cadastre-se para receber grátis o Menu Executivo Perfil Brasil, com todo conteúdo, análises e a cobertura mais completa.

Grátis em sua caixa de entrada. Pode cancelar quando quiser.