Hoje é Dia: semana é marcada pelo Dia Internacional da Mulher

hoje-e-dia: semana-e-marcada-pelo-dia-internacional-da-mulher

Igualdade de direitos, combate à violência doméstica e discussão sobre relações profissionais são temas importantes o ano inteiro. No entanto, o Dia Internacional da Mulher (8 de março, nesta segunda-feira) é a oportunidade para acentuar e amplificar os debates relacionados à cidadania feminina durante a semana e este mês.

Publicidade

Confira a lista de datas aqui

Confira todas as efemérides de março de 2021 aqui

Veículos da Empresa Brasil de Comunicação (EBC) trazem no acervo, no ano inteiro, programas, entrevistas e reportagens que colaboram com as reflexões sobre o tema. Entre eles, os dados de violência contra a mulher apontam que as ocorrências dentro de casa chamam a atenção.

Ouça, por exemplo, abaixo entrevista produzida pela Rádio Nacional com oficial da Polícia Militar sobre os caminhos da violência contra mulheres:

Publicidade

Pesquisas apontam que sete em cada dez pessoas acreditam que as mulheres correm mais risco de sofrer violência dentro da própria casa. “Os números nos permitem dizer que temos violência doméstica em perto de 40% dos lares”, afirmou a diretora do Instituto Patrícia Galvão, Jacira Melo, em entrevista ao programa Caminhos da Reportagem em setembro do ano passado.

Confira o especial sobre violência contra mulheres

Em março do ano passado, na Semana da Mulher, os dados também apontavam nesse sentido. Como mostrou reportagem veiculada pela Radioagência Nacional, por exemplo, de acordo com um levantamento da Defensoria Pública do Rio de Janeiro, havia, na ocasião, atualmente, 107 casos de feminicídio em tramitação na Justiça fluminense.

Publicidade

Ao todo, 97 dessas vítimas foram mortas pelos companheiros ou ex-companheiros. A Rádio Nacional mantém, desde 1981, um espaço dedicado à abordagem dos direitos femininos: é o programa Viva Maria, apresentado pela premiada jornalista Mara Regia. Dentro das temáticas, a atração prioriza o debate sobre demandas de mulheres desassistidas, com particularidades de destacar, por exemplo, moradoras da Amazônia. Inclusive, o programa, no seu 40º ano de atividades promove uma série de podcasts sobre histórias de brasileiras.

Saiba mais e ouça abaixo:

Publicidade

Nesse momento difícil de pandemia, as mulheres perderam espaço no mercado de trabalho, conforme mostrou pesquisa do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea). Os dados motivaram uma série de reportagens da TV Brasil, o que eleva a atenção sobre esse problema.

Publicidade

Para saber mais sobre a situação das mulheres no Brasil, leia também na Agência Brasil reportagens como:

Estudo mostra que 76% das mulheres sofreram violência no trabalho

Cresce índice de mulheres que se tornam mães entre 30 a 39 anos

Mulher tem peso importante no chamado “trabalho invisível”

Mulher no cangaço

Uma mulher que entrou para a história do Brasil, coincidentemente, nasceu em um 8 de março – mas de 1911, ou seja, há 110 anos. Maria Bonita, falecida em julho de 1938, foi a primeira mulher a entrar para o cangaço. Segundo a jornalista Adriana Negreiros, autora do livro Maria Bonita – Sexo, Violência e Mulheres no Cangaço, ouvida para o programa Na Trilha da História, da Rádio Nacional, a cangaceira teve papel importante no grupo de Lampião. Saiba mais sobre essa personagem polêmica e ouça a entrevista aqui.

Lista semanal com datas, fatos históricos e feriados (7 a 13 de março de 2021):

7 a 13 de março de 2021
7

Dia do Paleontólogo – fundação da Sociedade Brasileira de Paleontologia

Alexander Graham Bell patenteia uma invenção, que ele chama de telefone (145 anos)

8

Dia Internacional da Mulher

Nascimento da cangaceira baiana Maria Gomes de Oliveira, conhecida como Maria de Déa e, após sua morte, Maria Bonita (110 anos) – foi companheira de Virgulino Ferreira da Silva, o Lampião, e a primeira mulher a participar de um grupo de cangaço

Nascimento da atriz catarinense Neusa Maria da Silva Borges, mais conhecida como Neusa Borges (80 anos)

Morte do compositor, trompetista e regente fluminense Paulino Sacramento (95 anos)

9

Nascimento do militar, escritor, professor de ioga potiguar José Hermógenes de Andrade Filho, mais conhecido como professor Hermógenes (100 anos) – divulgador do hatha yoga no Brasil

Morte do acordeonista e compositor mineiro Antenógenes Honório da Silva (30 anos)

Nascimento do violonista e músico paraibano Francisco Soares de Araújo, o Canhoto da Paraíba (95 anos)

Nascimento do escritor norte-rio-grandense José Bezerra Gomes (110 anos) – sua obra aborda temática regionalista nordestina e em sua homenagem foi criada uma fundação de apoio à cultura, a Fundação Cultural José Bezerra Gomes, na sua cidade natal, Currais Novos, no Rio Grande do Norte

10

Dia do Telefone

Dia Mundial de Combate ao Sedentarismo

Morte do jogador fluminense de basquetebol Zenny de Azevedo, mais conhecido como Algodão (20 anos)

Morte do pianista e compositor britânico Keith Noel Emerson (cinco anos) – mundialmente conhecido depois de fundar a banda Emerson, Lake & Palmer (ELP), um dos primeiros supergrupos de rock, em 1970

Morte do rei do Reino Unido de Portugal, Brasil e Algarves João Maria José Francisco Xavier de Paula Luís António Domingos Rafael de Bragança, o Dom João VI (195 anos)

11

Morte do jurista, educador e escritor baiano Anísio Teixeira (50 anos)

Nascimento do bandoneista e compositor argentino Astor Pantaleón Piazzolla (100 anos)

Nascimento do jurista e poeta fluminense António Cândido Gonçalves Crespo (175 anos) – filho de mãe escrava, fixou-se em Lisboa aos 14 anos de idade e estudou Direito na Universidade de Coimbra

Dia Mundial do Rim – a data, idealizada pela International Society of Nephrology (ISN), é comemorada anualmente na segunda quinta-feira do mês de março (data móvel)

12

Dia do Bibliotecário

Nascimento do humorista, apresentador de televisão, roteirista e produtor fluminense Carlos Alberto de Nóbrega (85 anos)

Nascimento da atriz e cantora estadunidense Liza Minnelli (75 anos)

Nascimento do baixista, compositor britânico Steve Harris (65 anos) – conhecido por ser coprodutor e fundador da banda britânica de heavy metal Iron Maiden

Nascimento do cantor e compositor fluminense Áureo Campagnag de Sousa, o Aurinho da Ilha (90 anos) – no ano de 1967, pertencendo à Ala de Compositores do Salgueiro, compôs o samba-enredo História da Liberdade no Brasil, que classificou a escola em terceiro lugar no Grupo 1 no desfile daquele ano. No ano seguinte, o Salgueiro desfilou com outro samba-enredo de sua autoria, Dona Beja – Feiticeira do Araxá, classificando-se em terceiro lugar do Grupo 1 no desfile daquele ano

No Japão, um reator da Central Nuclear de Fukushima I derrete, explode e libera radioatividade na atmosfera um dia após um sismo (dez anos)

13

Nascimento do cineasta, ator, roteirista paulista José Mojica Marins, o Zé do Caixão (85 anos)

Nascimento do cantor e compositor pernambucano Francisco de Assis França, o Chico Science (55 anos)

(Agência Brasil)

Assine nossa newsletter

Cadastre-se para receber grátis o Menu Executivo Perfil Brasil, com todo conteúdo, análises e a cobertura mais completa.

Grátis em sua caixa de entrada. Pode cancelar quando quiser.