Homem com tatuagens nazistas é expulso do estádio pela torcida do Brasil de Pelotas

O torcedor tinha uma Cruz de Ferro tatuada, condecoração militar adotada pelo Terceiro Reich durante o regime nazista, e o lema “Mein Kampf”, título do livro escrito por Adolf Hitler

homem-com-tatuagens-nazistas-e-expulso-do-estadio-pela-torcida-do-brasil-de-pelotas
Torcedor do Brasil exibe tatuagem escrito “Mein Kampf”, título em alemão do livro de Adolf Hitler, nas costas. (Crédito: Reprodução/Twitter)

Um torcedor do Brasil de Pelotas foi expulso no último domingo (13) do estádio Bento Freitas por ter tatuagens nazistas. O homem tinha uma Cruz de Ferro tatuada, condecoração militar adotada pelo Terceiro Reich durante o regime nazista, e o lema “Mein Kampf”, título do livro escrito por Adolf Hitler. 

Publicidade

A assessoria de imprensa do Brasil de Pelotas informou que o homem foi expulso do estádio por ação dos próprios torcedores. O nazista precisou ser escoltado por policiais até sua saída com segurança do estádio. O clube informou ainda não saber a identidade do homem. 

Em nota através de suas redes sociais, o clube se posicionou diante do ocorrido: “Graças a gerações de xavantes que ao longo de 110 anos nos trouxeram até aqui, o Brasil tem na própria história um instrumento contra qualquer discurso ou ato de discriminação.”  

”É por essa consciência histórica que aqueles, que se sentem representados pelos discursos de ódio infelizmente cada vez mais comuns, são e sempre serão repelidos da Baixada. Quem diz isso não é só o clube, como instituição. É a nossa torcida, que sabe reconhecer ao longe quem não tem dignidade para se dizer Xavante”, concluiu a nota.

No Brasil, previsto no artigo 20, § 1º, da Lei 7.716/89, alterada pela Lei 9.459/97, “fabricar, comercializar, distribuir ou veicular símbolos, emblemas, ornamentos, distintivos ou propaganda que utilizem a cruz suástica ou gamada, para fins de divulgação do nazismo. 

Publicidade

Assine nossa newsletter

Cadastre-se para receber grátis o Menu Executivo Perfil Brasil, com todo conteúdo, análises e a cobertura mais completa.

Grátis em sua caixa de entrada. Pode cancelar quando quiser.