Hotel Maksoud encerra as atividades em São Paulo após 42 anos

Inaugurado em 1979, o Maksoud Plaza foi o primeiro cinco estrelas de São Paulo e recebeu, ao longo dos anos, mais de 3 milhões de hóspedes, dentre eles, celebridades internacionais

Hotel Maksoud encerra as atividades em São Paulo após 42 anos
A partir de agora, os demais clientes, que tinham reservas futuras, serão reembolsados (Crédito: Reprodução/ Redes Sociais)

O hotel Maksoud Plaza, localizado na Bela Vista, no Centro de São Paulo, fechou definitivamente as portas nesta terça-feira (7) após 42 anos.

Publicidade

Durante a pandemia de coronavírus, o hotel estava operando com 20% da capacidade e não resistiu aos prejuízos financeiros provocados pelos períodos de isolamento social mais críticos.

A administradora do Maksoud, a HM Hotéis, e a Hidroservice Engenharia, controladora do hotel, informaram que os últimos hóspedes deixaram o prédio ao meio-dia desta segunda (6).

A partir de agora, os demais clientes, que tinham reservas futuras, serão reembolsados.

A HM Hotéis disse, em comunicado, que utilizará a marca Maksoud Plaza para prosseguir no segmento de hospitalidade. A empresa pretende encontrar parceiros para um projeto com a marca em um novo endereço.

Publicidade

Nesta terça, foi iniciado o processo de desmontagem do espaço. A empresa tem até o dia 31 de dezembro para entregar o prédio.

Dívidas e recuperação judicial

No ano passado, a administradora do Maksoud e a Hidroservice Engenharia entraram com um pedido de recuperação judicial avaliado em R$ 81 milhões por conta das dívidas, excluindo as dívidas tributárias, junto à Justiça de São Paulo.

Com a recuperação judicial, as empresas conseguiram contornar os prazos de pagamento de dívidas e reduzir o valor, utilizando imóveis que faziam parte do patrimônio do grupo.

Publicidade

No caso do hotel, o prédio e seu terreno foram a leilão em 2011, administrado pela Justiça do Trabalho, para pagar dívidas trabalhistas do grupo.

O leilão, porém, foi suspenso pela Justiça, e as partes entraram em acordo para encerrar a disputa judicial. O grupo pode seguir com a marca, mas o prédio deverá ser entregue até o final do ano.

História do Maksoud Plaza

Inaugurado em 1979, hotel foi o primeiro cinco estrelas de São Paulo e recebeu, ao longo dos anos, mais de 3 milhões de hóspedes, dentre eles, celebridades internacionais como Margareth Thatcher, os Rolling Stones, Ray Charles, a atriz francesa Catherine Deneuve e o diretor espanhol Pedro Almodóvar. Entre muitas outras personalidades internacionais.

Publicidade

Assine nossa newsletter

Cadastre-se para receber grátis o Menu Executivo Perfil Brasil, com todo conteúdo, análises e a cobertura mais completa.

Grátis em sua caixa de entrada. Pode cancelar quando quiser.