Manchas de óleo aparecem na Praia de Loreto em Salvador

As manchas não são as mesmas encontrados no litoral do Nordeste em 2019, mas são tóxicas e representam riscos

manchas-de-oleo-aparecem-na-praia-de-loreto-em-salvador
As manchas dispersas em baixa concentração, de cerca de 15cm de extensão, começaram a aparecer no último domingo (13) (Crédito: Mario Tama/Getty Images)

Manchas de óleo aparecem na Praia de Loreto, que fica na Ilha dos Frades, em Salvador, depois de terem surgido também na cidade de Candeias. Com a nova situação no local, os moradores manifestam preocupação por ser uma região turística da Bahia. As manchas dispersas em baixa concentração, de cerca de 15cm de extensão, começaram a aparecer no último domingo (13).

Publicidade

Alguns moradores haviam se assustados por acharem as manchas parecidas com as encontradas no litoral do Nordeste em 2019. Na quarta-feira (16), o biólogo e diretor do instituto de Biologia da Universidade Federal da Bahia (UFBA), Francisco Kelmo disse que as manchas são diferentes da encontrada há dois anos no litoral. O material das manchas atuais foram recolhidos para análise.

Apesar das manchas de óleo que aparecem na Praia de Loreto em Salvador, não serem as mesmas manchas do litoral Nordeste, Kelmo alertou que o material é altamente tóxico e representa riscos, por isso aconselha que as pessoas não tenham contato com a substâncias.

Através de uma nota, nessa quarta-feira (16), a Marinha disse que visitou a área da Ilha dos Frades e de Bom Jesus. A Petrobras também informou que parte do material em Candeias foi recolhido. Neste começo de ano, o estado do Ceará também registrou o aparecimento do óleo.

Publicidade

Assine nossa newsletter

Cadastre-se para receber grátis o Menu Executivo Perfil Brasil, com todo conteúdo, análises e a cobertura mais completa.

Grátis em sua caixa de entrada. Pode cancelar quando quiser.