Morgana Richa é nomeada como ministra do Tribunal Superior do Trabalho por Bolsonaro

Morgana de Almeida Richa, ocupará o lugar do ministro Walmir Oliveira da Costa, que faleceu em abril de 2021, decorrência da Covid-19

Morgana Richa, é nomeada como ministra do Tribunal Superior do Trabalho por Bolsonaro
Anteriormente o nome de Morgana, já havia sido aprovado pelo Senado Federal (Créditos: Pedro França/Agência Senado)

A jurista Morgana de Almeida Richa, foi nomeada nesta segunda-feira (13), pelo presidente Jair Bolsonaro (PL), como ministra do Tribunal Superior do Trabalho (TST). 

Publicidade

O Diário Oficial da União publicou a confirmação.

O cargo que Richa exerceria era de juíza do Tribunal Regional do Trabalho da 9ª Região, em Curitiba, Paraná, e ocupará o lugar do ministro Walmir Oliveira da Costa, que por decorrência da Covid-19, faleceu em abril de 2021.

Anteriormente o nome de Morgana, já havia sido aprovado pelo Senado Federal.

Ela prometeu, na sabatina realizada na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da casa, adotar como norte de sua atuação no tribunal a pacificação social e a defesa da segurança jurídica, a partir da ponderação e do diálogo. 

Publicidade

A magistrada realçou a importância do cumprimento das leis e contratos firmados e a necessidade de se prestigiar a boa fé contratual nas relações trabalhistas.

Segundo informações da CNN, a então indicada afirmou que os desafios da justiça trabalhista brasileira são maiores numa sociedade cada vez mais tecnológica. Ela ainda lembrou, que a adoção do teletrabalho cresceu na pandemia e até o momento não tem regulamentação adequada desta nova metodologia de trabalho.

Carreira 

Em 1992, iniciou seu vínculo como juíza titular da 15ª Vara do Trabalho. Ela foi promovida a desembargadora em 2019. No biênio 2009-2011, foi conselheira do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) e presidiu a Comissão de Acesso à Justiça e Cidadania.

Publicidade

Morgana Richa é bacharel em Direito pela Universidade Federal do Paraná (UFPR) e conseguiu o título de mestrado e doutorado em Direito na Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC/SP).

Publicidade

Assine nossa newsletter

Cadastre-se para receber grátis o Menu Executivo Perfil Brasil, com todo conteúdo, análises e a cobertura mais completa.

Grátis em sua caixa de entrada. Pode cancelar quando quiser.