MPF pede condenação de Bolsonaro por funcionária fantasma

O MPF também solicita o ressarcimento dos recursos públicos que teriam sido desviados durante o período

mpf-pede-condenacao-de-bolsonaro-por-funcionaria-fantasma
O presidente do Brasil Jair Bolsonaro gesticula durante um evento para celebrar o dia nacional da música folclórica nordestina Forró em 13 de dezembro de 2021 em Brasília, Brasil. (Crédito: Andressa Anholete/Getty Images)

O Ministério Público Federal (MPF) apresentou nesta terça-feira (22) à Justiça uma ação de improbidade administrativa acusando o presidente Jair Bolsonaro (PL) de ter mantido uma funcionária fantasma em seu gabinete quando era deputado federal.

Publicidade

A funcionária em questão, Walderice Santos da Conceição, ficou conhecida como Wal do Açaí, quando a história veio à tona em 2018. A imprensa revelou que, durante seu horário de expediente na Câmara, Walderice trabalhava em um comércio de açaí na mesma rua onde fica a casa de veraneio de Bolsonaro, em Angra dos Reis.

O MPF pede a condenação de Bolsonaro e Wal por improbidade e solicita o ressarcimento dos recursos públicos que teriam sido desviados durante o período.

Nesta segunda-feira (21), a 6ª Vara Federal do Distrito Federal determinou que Bolsonaro e Walderice sejam intimados a apresentarem contestação no prazo de 30 dias. Segundo a ação, embora lotada no gabinete de Bolsonaro por mais de 15 anos, Wal do Açaí nunca viajou a Brasília ou exerceu qualquer função relacionada ao cargo.

Neste período, Wal e marido dela, Edenilson Nogueira Garcia, prestaram serviços particulares na casa de Bolsonaro, sobretudo no cuidado com cachorros. De acordo com vizinhos, Edenilson seria o caseiro da residência do presidente.

Publicidade

Em 2018, Bolsonaro negou que Wal fosse uma funcionária fantasma e afirmou que a moça estava vendendo açaí por estar de férias do gabinete. Entretanto, tempos depois, Wal foi novamente flagrada pelo jornal ”Folha de S. Paulo” vendendo açaí no mesmo horário em que deveria estar prestando expediente na Câmara. A demissão de Wal foi confirmada em agosto de 2018, quando Bolsonaro já era candidato à Presidência.

Publicidade

Assine nossa newsletter

Cadastre-se para receber grátis o Menu Executivo Perfil Brasil, com todo conteúdo, análises e a cobertura mais completa.

Grátis em sua caixa de entrada. Pode cancelar quando quiser.