Caminhoneiros enfrentam perigos e ameaças nas estradas brasileiras

Além de sofrerem com as jornadas exaustivas e a distância da família, motoristas ainda são vítimas de ataques criminosos e golpes realizados por quadrilhas especializadas

Perigo nas estradas
Perigos e ameaças que caminhoneiros enfrentam nas estradas brasileiras (Crédito: Schwoaze por Pixabay)

Nesta quinta-feira, dia 11/03, o “Repórter Record Investigação” mostra as dificuldades que os caminhoneiros precisam enfrentar, como jornadas exaustivas de trabalho e a distância da família, para conseguir colocar comida dentro de casa e movimentar a economia. São quase sete milhões de caminhões que rodam pelas rodovias carregando grande parte da riqueza produzida no país.

Publicidade

Além disso, os motoristas também estão cada vez mais expostos à criminalidade. O programa viajou até um dos trechos mais arriscados para eles. Conhecida como a “rodovia da bala”, a estrada fica localizada na divisa da Bahia com Pernambuco e é comum que criminosos saiam da caatinga para atacar. “É muito sofrido, cara! Os bandidos não têm piedade. Já me mandaram ficar quieto, se não eu iria morrer”, relata Everaldo, caminhoneiro que há muito tempo passa pela região.

Com medo, muitos atravessam a rodovia da bala em comboio, como uma forma de se proteger desses ataques criminosos. E tanto os mais experientes quanto os recém-chegados na profissão carregam marcas brutais do que já sofreram na estrada.

Seu Lima, por exemplo, foi preso em um caminhão frigorífico por assaltantes e quase morreu congelado. “Já estava com cabelo congelado, 18 graus negativos. Foi um momento terrível pra mim”, relembra.

De acordo com a investigação realizada pela equipe do programa, quadrilhas estão aterrorizando caminhoneiros com o golpe do falso frete. Gilclério ficou três dias em cativeiro, sob o poder dos criminosos. Já Paulo, numa atitude impensada, reagiu ao bandido.

Publicidade

E mais: para diminuir prejuízos, as empresas de transporte investiram pesado em segurança. Além do rastreamento por satélite, os caminhões e carga ganharam itens tecnológicos que tentam evitar o roubo ou recuperar as mercadorias.

O “Repórter Record Investigação”, apresentado por Adriana Araújo, vai ao ar nesta quinta-feira, às 22h45.

Publicidade

Assine nossa newsletter

Cadastre-se para receber grátis o Menu Executivo Perfil Brasil, com todo conteúdo, análises e a cobertura mais completa.

Grátis em sua caixa de entrada. Pode cancelar quando quiser.