Problemas obrigam dois aviões a arremeter em menos de 24h em Guarulhos

Um piloto informou ao controlador de tráfego aéreo o procedimento de arremeter; outro voo não completou o pouso porque o piloto errou a pista

Problemas obrigam dois aviões a arremeter em menos de 24h em Guarulhos
A aeronave saiu do Aeroporto de Curitiba, no Paraná, por volta das 10h11 da manhã (Créditos: Scott Barbour/Getty Images)

Um avião ao chegar na pista do Aeroporto Internacional de Guarulhos, São Paulo, teve que arremeter na manhã desta quinta-feira (10). Este procedimento acontece quando o piloto retoma o voo após alguma falha ou interferência durante a aterrissagem, em apenas dois dias, essa foi a segunda registrada.

Publicidade

De acordo com o UOL, a aeronave saiu do Aeroporto de Curitiba, no Paraná, por volta das 10h11 da manhã, segundo o site Radar Box, que mapeia informações aéreas. O avião era um Airbus A321 registrado sob a matrícula PT-XPO.

O canal do Youtube, Golf Oscar Romeo, que monitora as atividades dos aeroportos, postou um vídeo no momento exato em que o avião é obrigado a arremeter. Nas imagens, é possível observar uma fumaça quando a aeronave toca o chão.

O piloto informa ao controlador de tráfego aéreo, o procedimento de arremeter o avião, pois a aeronave “não estabilizou na aproximação final”. Apesar da situação, o voo conseguiu aterrissar em seguranças alguns minutos depois.

Piloto erra a pista

No mesmo aeroporto, houve mais uma situação de arremetida na quarta-feira (9). Um Boeing 747 se aproximou da pista errada precisando arremeter a instantes do avião pousar. As cenas foram gravadas ao vivo pelos canais SBGR Live e Golf Oscar Romeo no Youtube.

Publicidade

Nas imagens consegue observar que a aeronave chegava por volta das 23h40 quando o controlador da torre de tráfego aéreo autoriza a aterrissagem na pista 09R. Porém, o avião se aproximou da pista errada e o controlador reforça o pouso na 09R. Os pilotos confirmar, e logo em seguida, solicitam a arremetida, já que estavam próximos da pista errada. A aeronave retorna para o ar e é vista pelas câmeras já iniciando a subida.

Assine nossa newsletter

Cadastre-se para receber grátis o Menu Executivo Perfil Brasil, com todo conteúdo, análises e a cobertura mais completa.

Grátis em sua caixa de entrada. Pode cancelar quando quiser.