Fale conosco

O que vc está procurando?

Brasil

PSDB contrata novo aplicativo para dar continuidade às prévias

O aplicativo usado no último domingo não será necessariamente substituído. Ele pode ser arrumado e continuar como plataforma para as votações das prévias

PSDB contrata novo aplicativo para dar continuidade às prévias
Integrantes do PSDB vão se pronunciar à imprensa na tarde desta terça às 17h, para falar sobre qual será a solução para as prévias (Créditos: Reprodução/ Instagram @psdboficial)

Nesta terça-feira (23) o PSDB comunicou que decidiu contratar um novo aplicativo em busca de um “plano b” para dar continuidade às votações das prévias.

O aplicativo que havia sido contratado  pela legenda, desenvolvida pela Fundação de Apoio à Universidade Federal do Rio Grande do Sul, apresentou instabilidade e falhas no último domingo (21), e isso fez com que as votações fossem suspensas. Os tucanos estimam que apenas 8%, dos quase 44.000 votantes, conseguiram confirmar o voto.

Os governadores Eduardo Leite, do Rio Grande do Sul, e João Doria, de São Paulo, e o ex-prefeito de Manaus Arthur Virgílio disputam o apoio tucano. As prévias definem quem será o candidato nas eleições para presidência da República em 2022.

Vamos concluir a votação. É o que nós desejamos. O nosso partido não respondeu com objetividade [quando as prévias foram finalizadas]. Está analisando as saídas tecnológicas. O que nós queremos é que se resolva e que a gente consiga fechar esse processo para dar o claro recado que esse partido não tem e não tem dono. Eu quero que essas prévias sejam concluídas porque nós vamos ganhá-las”.

Sócios da empresa Relata Soft se reuniram nesta terça-feira (23) com representantes das três campanhas e firmaram contrato que engloba a fase de teste até a conclusão da votação. A realização de uma fase de “ataques” vai ocorrer na noite desta terça, para observar as possíveis falhas que o novo aplicativo possa ter.

O aplicativo usado no último domingo não será necessariamente substituído. Pode ser arrumado e continuar com as votações das prévias.

Para definir se essa é a empresa que vai ser usada nas prévias, ainda depende de outras fases de testes no aplicativo e a liberação das três chapas para a mudança da ferramenta. O PSDB continua tendo reuniões com a desenvolvedora do aplicativo que foi usado no domingo e não descarta o conserto.

Segundo informações do G1, o resultado da fase de testes deve ser divulgado nesta quarta-feira (24). 

Integrantes do PSDB vão se pronunciar à imprensa na tarde desta terça às 17h, para falar sobre qual será a solução para as prévias.

A disputa está em meio de discordâncias internas, organizadores das prévias foram a solução achada para viabilizar a “unidade” partidária. Essas divisões se agravaram depois dos problemas ocorridos com a ferramenta do último domingo, que impossibilitaram o término da votação. Os candidatos não conseguem entrar em acordo para quando deve ser retomada a votação.

No início desta segunda-feira (22), foi divulgada uma nota que o PSDB vai concluir até o próximo domingo (28) as prévias.

No total foram 44,7 mil pessoas cadastradas para a votação nas prévias do PSDB. O partido previa que 700 mandatários (governadores, deputados, senadores e outros) fossem presencial, em urnas colocadas em um centro de convenção em Brasília, e o restante dos votos fosse pelo aplicativo.

Muitos usuários reclamaram das falhas ocorridas na ferramenta. Foram identificados problemas como erros no momento em que fazia o reconhecimento facial.

Mais em Perfil

Últimas Notícias