Relatório da OMS revela que 1 a cada 4 mulheres no Brasil já sofrerem violência doméstica

O órgão ainda divulgou outros números preocupantes em relação ao restante do mundo

Segundo um relatório da Organização Mundial de Saúde (OMS) publicado nesta terça-feira, 9, 23% das mulheres brasileiras entre 15 e 49 já sofreram violência doméstica (o que inclui agressões físicas ou sexuais) de seus parceiros em algum ponto de sua vida.

Publicidade

A pesquisa chocante revelou ainda que apenas no período entre março de 2020 e agora, doze meses depois, 6% das brasileiras passaram por pelo menos um episódio de agressão.

“A violência contra a mulher é endêmica em todos os países e culturas, causando dano a milhões de pessoas e suas famílias. Mas, ao contrário da covid-19, essa violência não pode ser parada com uma vacina. A única forma é com um esforço prolongado e profundo por parte de governos, indivíduos e comunidades”, comentou o diretor-geral da OMS, Tedros Adhanom Ghebreyesus. Suas palavras foram repercutidas pelo UOL.

O relatório, que referiu-se ao problema global como uma “pandemia oculta”, avaliou também outros países – em alguns, a porcentagem de mulheres que já haviam sido agredidas chegou a assustadores 50%.

Esse mapeamento da violência contra a mulher relatou ainda que somando todas as mulheres que já foram vitimadas ao redor do mundo, o número chega a 736 milhões. Ainda segundo o documento, a situação é similar à última pesquisa desse gênero, feita em 2013, de forma que não houve melhoras significativas.

Publicidade

Texto publicado originalmente no site Aventuras na História, da Perfil Brasil.

Assine nossa newsletter

Cadastre-se para receber grátis o Menu Executivo Perfil Brasil, com todo conteúdo, análises e a cobertura mais completa.

Grátis em sua caixa de entrada. Pode cancelar quando quiser.