Senado inaugura memorial às vítimas da Covid

A homenagem foi um pedido dos senadores que compuseram a CPI da Covid

senado-inaugura-memorial-as-vitimas-da-covid
O local escolhido para o tributo às vítimas fica próximo ao auditório Petrônio Portella, em um anexo do Senado. (Crédito: Reprodução/Redes Sociais)

O Senado Federal inaugurou nesta terça-feira (15) um memorial às vítimas da Covid-19 no Brasil. O monumento será permanente e está localizado acima de um auditório do parlamento.

Publicidade

O memorial é composto por 27 prismas iluminados internamente, que representam os estados brasileiros e o Distrito Federal.

A homenagem foi um pedido da CPI da Covid, que investigou as ações e omissões do governo federal frente à pandemia. Até esta segunda-feira (14), o país contabilizava 638.913 mortos pelo vírus.

Rodrigo Pacheco (PSD-MG), presidente do Senado, agradeceu os profissionais de saúde, que ajudaram a evitar um número maior de vítimas da Covid.

“Todos têm lembranças de algum familiar, amigo, vizinho, do qual se despediu em razão da Covid-19. Graças a eles muitos infectados não serão homenageados, porque se recuperaram e venceram a Covid. A todos os profissionais da saúde, os nossos agradecimentos”, disse.

Publicidade

Membros da CPI da Covid participaram da inauguração do monumento e cobraram respostas de instituições e órgãos públicos sobre os pedidos de indiciamento incluídos no relatório final da investigação.

“O que aconteceu foi um morticínio em curso. As responsabilidades, se exige que os órgãos apurem“, afirmou o vice-presidente da CPI, Randolfe Rodrigues (Rede-AP).

Renan Calheiros (MDB-AL), relator da CPI, classificou como “surreal” a conclusão da Polícia Federal de que o presidente Jair Bolsonaro (PL) não cometeu crime de prevaricação ao deixar de pedir investigação sobre as irregularidades apontadas pelos irmãos Miranda na negociação da vacina Covaxin.

Publicidade

Assine nossa newsletter

Cadastre-se para receber grátis o Menu Executivo Perfil Brasil, com todo conteúdo, análises e a cobertura mais completa.

Grátis em sua caixa de entrada. Pode cancelar quando quiser.