SP e Rio adiam desfiles de escolas de samba para abril

Até então, o desfile das escolas de samba de São Paulo estava marcado para o fim de fevereiro

sp-e-rio-adiam-desfiles-de-escolas-de-samba-para-abril
Reunião da Liga das Escolas de Samba de SP (Liga-SP) com representantes da Prefeitura de SP, sobre o carnaval 2022. (Crédito: Reprodução/Redes Sociais)

A prefeitura de São Paulo anunciou na noite desta sexta-feira (21) que o desfile das escolas de samba da capital foi adiado para o feriado prolongado de Tiradentes, que terá início no dia 21 de abril. Até então, o desfile das escolas de samba do Grupo Especial de São Paulo estava marcado para os dias 25 e 26 de fevereiro.

Publicidade

A decisão foi divulgada após o prefeito de São Paulo, Ricardo Nunes (MDB), se reunir por videoconferência com o prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes (DEM), quando ambos discutiram o avanço acelerado da variante ômicron nas duas cidades.

Em nota conjunta, as prefeituras anunciaram que, “sob a orientação de seus secretários de Saúde, optaram por adiar a realização dos desfiles das Escolas de Samba para o fim de semana do feriado de Tiradentes, em abril”.

Nunes e Paes ainda disseram que ”a decisão foi tomada em respeito ao atual quadro da pandemia de COVID-19 no Brasil e a necessidade de, neste momento, preservar vidas e somar forças para impulsionar a vacinação em todo o território nacional”.

Durante a semana, a a Liga das Escolas de Samba de São Paulo (Liga-SP) propôs mudanças nas regras dos desfiles, que incluem:

Publicidade
  • Exigência do passaporte da vacina para o público.
  • Pré-cadastro de componentes do desfile com o passaporte da vacina (exigência do passaporte da vacina para os desfilantes)
  • Uso obrigatório de máscara para desfilantes e público.
  • Redução do número de componente por escola.
  • Controle de público na concentração e dispersão e recomendações para os ensaios técnicos e encontros nas quadras.

O protocolo com as diretrizes da Coordenadoria de Vigilância em Saúde (Covisa) foi desenvolvido após duas reuniões realizadas entre a Secretaria Municipal da Saúde (SMS), com a São Paulo Turismo (SP Turis), Secretaria Municipal da Cultura (SMC) e a Secretaria Municipal de Segurança Urbana (SMSU).

Assine nossa newsletter

Cadastre-se para receber grátis o Menu Executivo Perfil Brasil, com todo conteúdo, análises e a cobertura mais completa.

Grátis em sua caixa de entrada. Pode cancelar quando quiser.