Eleições 2022

União Brasil confirma pré-candidatura de Bivar à Presidência

O nome faz parte do bloco da “Terceira Via”, que conta com União Brasil, PSDB, MDB e Cidadania.

União Brasil confirma pré-candidatura de Bivar à Presidência
Luciano Bivar, pré-candidato à Presidência pelo União Brasil (Crédito: Marcelo Camargo/Agência Brasil)

Durante uma reunião da Executiva Nacional do União Brasil, o nome de Luciano Bivar foi aprovado como pré-candidato à Presidência da República pelo partido. A reunião, juntamente com o anúncio, aconteceu nesta quinta-feira (14).

Publicidade

Apesar da definição, a sigla ainda se reunirá com MDB, PSDB e Cidadania para lançarem apenas um candidato em comum acordo. O anúncio de um nome, para representar todos estes partidos, deve acontecer no dia 18 de maio. Luciano Bivar é o nome proposto pelo União Brasil. Pelo PSDB, temos o nome do ex-governador de São Paulo João Doria e o MDB conta com a senadora Simone Tebet.

DEM + PSL = União Brasil

Bivar foi o fundador do PSL em 1994, e também já disputou a Presidência em 2006, quando recebeu menos de 0,1% dos votos válidos.

O PSL conseguiu maior expressão no campo político com a filiação do até então deputado Jair Bolsonaro, que além de ter sido eleito Presidente da República, rendeu ao partido números inéditos em sua história: Elegeu 53 deputados federais, três governadores e quatro senadores.

A fusão entre DEM e PSL garante ao novo partido, União Brasil, o maior fundo eleitoral para as eleições em 2022, bem como o maior tempo para campanha na televisão e no rádio.

Publicidade

Sergio Moro está fora?

Sergio Moro, antigo pré-candidato à Presidência pelo Podemos, filiou-se ao União Brasil no dia 31 de março, e viu hoje (14) sua chance perder força, com o anúncio de Bivar. No twitter, o ex-juiz se coloca como um defensor da democracia e a favor do rompimento com a polarização política entre Lula e Bolsonaro. Apesar da difícil disputa ainda não há um pronunciamento oficial a respeito da desistência ou não, por Moro, ao cargo.

Assine nossa newsletter

Cadastre-se para receber grátis o Menu Executivo Perfil Brasil, com todo conteúdo, análises e a cobertura mais completa.

Grátis em sua caixa de entrada. Pode cancelar quando quiser.