YouTube irá remover fake news sobre eleições de 2018

A plataforma proíbe vídeos que enganam eleitores sobre informações de votação

youtube-ira-remover-fake-news-sobre-eleicoes-de-2018
YouTube (Crédito: Sean Gallup/Getty Images)

Nesta terça-feira (22), o YouTube decidiu que irá remover vídeos com fake news sobre as eleições de 2018. Com uma nova atualização da política de combate às fake news, sobre as eleições brasileiras, a plataforma irá derrubar vídeos com informações falsas.

Publicidade

De acordo com o G1, o Youtube afirma que derrubarão vídeos com “informações falsas sobre fraude generalizada, erros ou problemas técnicos que supostamente tenham alterado o resultado de eleições anteriores, após os resultados já terem sido oficialmente confirmados”. Essa é uma regra que já havia sido adotada após as eleições dos Estados Unidos e da Alemanha, mas agora será acatada no Brasil.

A plataforma proíbe vídeos que enganam eleitores sobre informações de votação que pode fazer com que eles mudem de ideia e deixem de votar. O YouTube também mostrará um painel com informações oficiais do TSE e colocará fontes confiáveis nas pesquisas e na área de vídeos relacionados. “Ajustamos o sistema de recomendações para diminuir a visualização de vídeos que chegam perto de violar as diretrizes da comunidade. Nosso objetivo é manter as visualizações de recomendações para conteúdo duvidoso abaixo de 0,5%”.

O YouTube remover fake news sobre eleições de 2018 é para que seja evitada a corrente de informações falsas em relação as eleições brasileiras.

*Este texto contém informações retiradas do portal G1.

Publicidade

Assine nossa newsletter

Cadastre-se para receber grátis o Menu Executivo Perfil Brasil, com todo conteúdo, análises e a cobertura mais completa.

Grátis em sua caixa de entrada. Pode cancelar quando quiser.