A Ford quer conhecer melhor seus clientes por meio de videogames

Os laboratórios da marca recorrem a técnicas de “gaming” para desenhar e testar os seus veículos. Como você pode antecipar tendências futuras e compreender o comportamento do consumidor?

A Ford quer conhecer melhor seus clientes por meio de videogames
É por isso que os engenheiros da Ford desenvolveram um videogame para entender os comportamentos, usos e reações dos usuários da marca ao dirigir e interagir com o veículo (Crédito: Pixabay)

É provável que muitos motoristas na infância ou adolescência tenham talvez o primeiro contato com um “volante”, embora não necessariamente com o de um carro, por isso, a Ford quer conhecer melhor seus clientes por meio de videogames.

Publicidade

Esta experiência virtual de conduzir um veículo – sem dúvida muito divertida – serve, em muitos casos, para nos aproximarmos da realidade. É por isso que os engenheiros da Ford desenvolveram um videogame para entender os comportamentos, usos e reações dos usuários da marca ao dirigir e interagir com o veículo.

A marca americana garante que os dados recolhidos através desta aplicação permitem estar mais perto dos seus clientes “conhecendo as suas preferências e interesses na experiência de condução, com foco nas pessoas e estudando de perto as suas necessidades para o desenvolvimento de novos produtos. E serviços” .

Deve-se destacar que, em todo o mundo, a Ford promoveu múltiplas ações em conjunto com o mundo dos jogos, colaborando de diferentes maneiras para garantir que os veículos do mundo real sejam reproduzidos o mais próximo possível de sua versão em consoles e telas de videogames para seus clientes. De acordo com o Internet Game Cars Database, a Ford é a montadora com maior presença e participação na área de videogames.

Agora, a Ford está aplicando várias das lições aprendidas nos jogos a seus próprios processos. Essas técnicas ajudam a superar os obstáculos que o trabalho remoto pode apresentar e também permitem uma colaboração eficaz entre as equipes.

Publicidade

Por exemplo, os engenheiros ovais estão construindo simuladores que permitem aos usuários testar a utilidade de novas tecnologias, enquanto os designers, também usando essas técnicas, usam animações para criar protótipos virtuais.

Clínicas virtuais para clientes

Por meio de reuniões virtuais com usuários da marca para a realização de diversos testes técnicos, os engenheiros da Ford desenvolveram um videogame online que consistia em realizar manobras de estacionamento para saber se os participantes preferiam manter pressionado o botão de estacionamento automático ou pressioná-lo apenas uma vez.

Os resultados mostraram que 88% dos participantes preferiram fazer apenas uma vez, o que pode alterar o funcionamento da função Active Park Assist. O jogo também propôs diferentes situações inesperadas para testar a rapidez com que os participantes reagiram durante a condução, resultados que também serão úteis para conduzir a diferentes alterações nas funcionalidades dos veículos.

Publicidade

“A chegada da pandemia do coronavírus significou o fim das clínicas dos clientes, mas graças aos jogos e à virtualidade, tivemos a oportunidade de ainda acelerar os testes e criar cenários para que nossos veículos possam ser testados de qualquer lugar do mundo. A tecnologia baseada em videogames tornou isso possível, também tornando essas clínicas mais divertidas “, disse Mario Meichelboeck, engenheiro de ferramentas digitais, estratégia e experiência do usuário da Ford Europa.

Como é projetar um veículo por meio de jogos

Para ter uma abordagem de design renovada e antecipar tendências futuras, por meio do Fordzilla, sua equipe de esportes eletrônicos de alto desempenho, a montadora americana convidou cerca de 250.000 fãs de jogos para participar de pesquisas para ajudar a determinar a aparência do carro. Projeto P1 Racer, um carro conceito exclusivo para corridas virtuais. A comunidade de jogadores votou entre combinações de cores, tipos de decalques, características mecânicas e até mesmo seu nome.

O veículo foi apresentado em escala real via transmissão ao vivo em dezembro de 2020 e foi projetado com foco nos fundamentos do jogo: velocidade, posição de corrida e tempo de volta. A Ford agora busca aplicar esse método a seus veículos como parte de uma abordagem de design centrada no usuário, priorizando as preferências de seus clientes.

Publicidade

Após o sucesso do projeto P1, a equipe do Fordzilla está agora procurando trabalhar com os jogadores e designers da Ford para criar um novo conceito – o Supervan Vision, que refletirá como será um modelo de desempenho extremo na futura Transit Van.

*Texto publicado originalmente no site Parabrisas, da Editora Perfil Argentina

Publicidade

Assine nossa newsletter

Cadastre-se para receber grátis o Menu Executivo Perfil Brasil, com todo conteúdo, análises e a cobertura mais completa.

Grátis em sua caixa de entrada. Pode cancelar quando quiser.