Carros híbridos e elétricos: eles são mais perigosos que os convencionais?

Como qualquer veículo, os modelos eletrificados devem ser verificados para operação adequada. Que precauções devemos tomar?

Carros híbridos e elétricos eles são mais perigosos que os convencionais
(Crédito: Divulgação GMC)

Vamos direto ao ponto, carros elétricos ou híbridos, se for imerso na enchente das ruas, não se torna uma caixa perigosa que eletrocuta os passageiros. Nada acontece, principalmente porque a bateria de alta tensão é totalmente blindada e a alimentação elétrica é cortada automaticamente. Se os componentes eletrônicos, como o conversor de corrente e os motores elétricos de tração, podem ser danificados. Nessas circunstâncias é necessário sair do carro e deixá-lo onde está, até que a água desça e possa ser levado ao concessionário oficial.

Publicidade

E justamente nunca se deve rebocar um carro elétrico porque os novos modelos utilizam motores de tração síncronos que aumentam a eficiência, mas como possuem ímãs permanentes podem gerar corrente quando rebocados com o carro desligado e a energia que chega à bateria poderia provocar um incêndio .

Os carros elétricos e híbridos devem sempre ser transportados na plataforma do guincho.

Alta tensão

A tensão das baterias nos modelos elétricos de última geração pode chegar a 900 volts, por exemplo no Porsche e no Tesla, para citar apenas duas marcas.

Essa tensão é mortal para as pessoas e deve ser observada com extremo cuidado com os componentes elétricos e eletrônicos de potência, conectados por grossos cabos laranja, embora existam modelos com cabos vermelhos.

Publicidade

Em certas circunstâncias podemos cortar, por meio de interruptores especiais, a corrente da bateria, mas isso não significa que o carro não tenha cargas elétricas extremamente perigosas. Então você tem que esperar 15 a 30 minutos antes de verificar qualquer componente elétrico ou eletrônico. Algumas são cargas estáticas e outras são capacitivas.

Nesta classe de carros é melhor, para segurança pessoal, não tentar tocar em nada se não estiver funcionando e ligar para a concessionária. Acontece que a eletrônica de potência e a eletricidade de altíssima tensão são imprevisíveis se não agirmos corretamente e corrermos o risco de ferimentos graves ou morte. Nunca permita que crianças cheguem perto do compartimento de componentes elétricos e eletrônicos ao levantar o capô.

*Texto publicado originalmente no site Parabrisas, da Editora Perfil Argentina.

Publicidade

Assine nossa newsletter

Cadastre-se para receber grátis o Menu Executivo Perfil Brasil, com todo conteúdo, análises e a cobertura mais completa.

Grátis em sua caixa de entrada. Pode cancelar quando quiser.