Conheça o Renault 5 Turbo 3, um clássico modernizado

Há cerca de 30 anos a marca de diamantes surpreendeu com a variante mais radical do hatchback e, aparentemente, agora você pode reviver aqueles velhos tempos

Conheça o Renault 5 Turbo 3, um clássico modernizado
(Crédito: Divulgação)

O Renault 5 teve seus dias de glória na Europa, onde rapidamente se estabeleceu como um dos modelos de maior sucesso, e agora vai “relançar” uma terceira geração chamada Turbo 3.

Publicidade

Dentre as diferentes versões lançadas nas últimas décadas, as mais lembradas foram o Turbo 1 e o Turbo 2 (5.000 unidades no total distribuídas entre elas) oferecidas entre 1980 e 1986. Essas configurações eram mais radicalizadas e possuíam motores mais potentes com foco esportivo.

Agora, quando se sabe que o R5 vai voltar por volta de 2024, a Legend Automobiles “relançou” o modelo como uma terceira geração chamada Turbo 3. A empresa adotou os destaques do Turbo 1 e 2 e incorporou um grande número de elementos tecnológicos para transformá-lo em um modelo moderno e atualizado.

Obviamente, à primeira vista vemos um modelo “antigo”, embora tenha diferentes componentes do século XXI, até o interior chama a atenção devido ao grande trabalho da empresa.

Conforme revelado pela Quatro Rodas, os criadores queriam transformar um modelo que era reconhecido como um R5 Turbo e que, ao olhá-lo com atenção, percebessem as pequenas diferenças personalizadas.

Publicidade

Do ponto de vista mecânico tem suspensões desportivas e um motor mais potente do que os que já conhecíamos. O Turbo 3 apresenta um turboalimentador central de quatro cilindros de 405 CV, combinado com uma transmissão manual para “dar controle total ao rotor” (de acordo com os projetistas). Obviamente, este mecânico é muito mais potente do que o Renault 5 Turbo 1.4 160 cv oferecido no passado.

Em dimensões, ele cresceu em largura, já que o Turbo 3 tem rodas maiores com rodas de 16 polegadas na frente e 17 na traseira.

Por dentro, o design é bastante minimalista com instrumentos totalmente digitais, volante moderno e cintos de segurança de seis pontos, entre outros. De momento, a Legend Automobiles não revelou o preço final deste modelo, embora tenha dito que “não poupou” ao realizar esta criação.

Publicidade

*Texto publicado originalmente no site Parabrisas, da PERFIL Argentina.

Assine nossa newsletter

Cadastre-se para receber grátis o Menu Executivo Perfil Brasil, com todo conteúdo, análises e a cobertura mais completa.

Grátis em sua caixa de entrada. Pode cancelar quando quiser.