Conheça os novos pneus esféricos da Goodyear

Eles fazem parte de um protótipo Citroën sem precedentes. Diversas empresas participaram do projeto. Será que o pneu vai ser usado em modelos do futuro?

Conheça os novos pneus esféricos da Goodyear
(Crédito: Divulgação)

Um dos grandes desafios futuros da indústria automotiva é continuar aperfeiçoando e buscando novos pneus. Assim, diferentes tecnologias serão cruciais para melhorar a mobilidade.

Publicidade

Em linha com essa ideia, a Goodyear criou um pneu esférico que estreou em um protótipo da Citroën chamado Urban Collectif. A montadora francesa associada às empresas Accor e JCDecaux participou do projeto.

A nova tecnologia torna o conceito móvel em qualquer direção, incluindo implantações diagonais ou giros de 360 graus. A estreia dessas “rodas” foi feita graças à plataforma Citroën Skate, desenvolvida para incorporar um trem de força elétrico. Destaca-se pelo seu design muito particular e sistema de condução autônomo.

Este tipo de pneu também oferece a possibilidade de incorporar um acionamento elétrico. Enquanto os desenvolvedores continuam investigando, por razões de segurança, essa tecnologia consegue que o protótipo atinja uma velocidade máxima de 25 km/h.

*Texto publicado originalmente no site Parabrisas, da Editora Perfil Argentina.

Publicidade

Assine nossa newsletter

Cadastre-se para receber grátis o Menu Executivo Perfil Brasil, com todo conteúdo, análises e a cobertura mais completa.

Grátis em sua caixa de entrada. Pode cancelar quando quiser.