Lotus Eletre: o primeiro “hyper SUV”

A marca inglesa anunciou este novo produto com o qual pretende se firmar no segmento dos modelos mais exclusivos

lotus-eletre-o-primeiro-hyper-suv
(Crédito: Reprodução/Lotus)

A lendária marca britânica Lotus anunciou e exibiu um SUV 100% elétrico que produzirá na China. Por enquanto, apenas alguns dados técnicos são conhecidos, embora de acordo com informações do fabricante, seu trem de força entregará 600 cv de potência com os quais poderá desenvolver recursos que suportam essa definição de “hiper SUV”: eles garantem que poderá acelerar de 0 a 100 km/h em 2,95 segundos e atingirá uma velocidade máxima de 260 km/h.

Publicidade

No entanto, outro dos dados marcantes diz respeito à autonomia, graças às suas baterias com capacidade superior a 100 kW/h cuja base é um sistema de 800 watts, ligado a um carregador de 350 kW: chegaria a 400 quilômetros com uma recarga de 20 minutos. Além disso, tem a capacidade de aceitar corrente alternada de 22 kW que reduzirá o tempo de recarga. No entanto, a Lotus pretende atingir uma autonomia de cerca de 600 quilómetros de acordo com o ciclo de homologação WLTP.

Este novo modelo também guarda alguma semelhança com aquele que será um dos seus rivais, o Lamborghini Urus, o SUV mais rápido do planeta. Mede 5.103 mm de comprimento (5.112 mm para o Urus), 2.135 mm de largura (2.016 mm para o Lamborghini) e 1.630 mm de altura (1.638 mm para o outro). Quanto à distância entre eixos, o inglês acusa, 3.019 mm contra 2.990 mm do italiano.

O estilo do Eletre foi criado por uma mistura de designers do Reino Unido, China, Suécia e Alemanha, liderados por uma equipe internacional baseada no Lotus Tech Creative Center em Warwickshire, Reino Unido. Eles usaram a nova plataforma chamada EPA (Electric Premium Architecthure), que se adapta a diferentes tipos de baterias, motores e aplicativos de assistência à condução. Será a base para uma nova geração de modelos da marca.

Em termos de equipamentos, o Lotus Eletre terá soluções de tecnologia avançada, muitas delas ligadas à condução autónoma, como os sensores do sistema LIDAR, o sistema de detecção de luz e autonomia que permite a condução inteligente através de radares ocultos e distribuídos pela carroçaria.

Publicidade

Obviamente, ele adicionará um sistema aerodinâmico ativo. Por exemplo, na rede o Eletre terá uma rede de pétalas triangulares interligadas que permanecem fechadas quando o carro está parado ou quando é necessário reduzir a resistência durante a condução, e abertas para resfriar os motores elétricos (instalados um em cada eixo, é por isso que a tração é integral), a bateria e os freios dianteiros.

Ele adiciona rodas de liga leve de 23 polegadas com inserções de fibra de carbono para facilitar o fluxo de ar e freios com pinças de cerâmica composta de 10 pistões.

*Texto publicado originalmente no site Parabrisas, da Editora Perfil Argentina.

Publicidade

Assine nossa newsletter

Cadastre-se para receber grátis o Menu Executivo Perfil Brasil, com todo conteúdo, análises e a cobertura mais completa.

Grátis em sua caixa de entrada. Pode cancelar quando quiser.