Michelin vai lançar pneu sem ar à prova de furos

Um problema de mais de um século atrás poderia ser resolvido com a criação dessas rodas especiais.

Michelin vai lançar pneu sem ar à prova de furos
(Crédito: Canva Fotos)

A Michelin apresentou o único pneu à prova de furos. Conhecido como UPTIS, já foi testado e aprovado. Por não ser perfurado, permite que você se mova com mais segurança e sem nenhum tipo de desconforto que possa causar, devido a alguns danos ao pneu.

Publicidade

Já os pneus novos são mais comprometidos com o meio ambiente, já que 200 milhões de pneus são descartados por ano por quebra ou perda de pressão.

Fabricado com materiais renováveis ou de origem biológica e uma produção mais simples que pode ser realizada com impressoras 3D, o UPTIS ou o sistema à prova de furos podem servir para reduzir o número de rodas que são removidas anteriormente, por um inconveniente.

O projeto começou em 2017, graças a uma parceria com a General Motors, e em 2019 começaram os primeiros testes com os EVs Bolt. Este ano, a Michelin também testou o UPTIS em Munique nas vias públicas.

Conforme revelado por quem fez os testes, a diferença com um pneu convencional quase não é sentida e o conforto é muito bom. A Michelin pretende lançá-los em 2024.

Publicidade

*Texto publicado originalmente no site Parabrisas, da Editora Perfil Argentina.

Assine nossa newsletter

Cadastre-se para receber grátis o Menu Executivo Perfil Brasil, com todo conteúdo, análises e a cobertura mais completa.

Grátis em sua caixa de entrada. Pode cancelar quando quiser.