Fale conosco

O que vc está procurando?

Carros

O novo Renault 5 pode ter bateria removível

A empresa francesa acompanha de perto os avanços tecnológicos para decidir qual a melhor solução a aplicar no modelo anunciado

O novo Renault 5
O novo Renault 5 (Canva Fotos)

No último ano, uma das novidades da Renault foi o ressurgimento do R5, o clássico hatchback dos anos 70 que retornará ao mercado após várias décadas de ausência.

É claro que a marca francesa aproveitará a volta desse modelo para integrá-lo à nova era ecológica, na qual também dará prioridade à mecânica híbrida e elétrica. No caso do Renault 5, será um carro cem por cento eletrificado.

Agora, como novidade, Indeevs indicou que Luca de Meo, CEO do grupo francês, adotaria o uso de baterias removíveis para essa estratégia e que teria o R5 como pioneiro.

No momento a ideia é tomada com cautela, mas pode ser uma solução rápida para proprietários de carros elétricos da Renault.

“Há uma vantagem potencial em tentar encontrar uma solução segura e confiável para a troca de baterias. Não está decidido, mas vejo isso como uma oportunidade interessante“, disse De Meo em uma conferência.

Essas trocas de bateria podem ser feitas em menos de cinco minutos e já foram lançadas pela startup chinesa (país onde esse método é usado há vários anos) chamada NIO. De qualquer forma, a Renault usou essa tecnologia no passado (associada à empresa Better Place), mas o mecanismo funcionou entre 2008 e 2013, quando a empresa parceira de origem israelense faliu.

*Texto publicado originalmente no site Parabrisas, da PERFIL Argentina.