Fale conosco

O que vc está procurando?

Carros

Toyota pensa em um SUV menor que o Corolla Cross

O projeto já está em observação com a ideia de produzir um novo utilitário esportivo compacto que se posicione na extremidade inferior da faixa. O presidente da marca na América Latina garantiu que haverá um novo modelo híbrido

Toyota pensa em um SUV menor que o Corolla Cross para a região
(Crédito: Divulgação)

A Toyota oferece uma ampla gama de modelos de diferentes segmentos e silhuetas. Uma das categorias muito atraentes que faltaria para “colonizar”, pelo menos na América do Sul, é a dos utilitários esportivos compactos.

Recentemente foi apresentado o Corolla Cross, um dos lançamentos do ano da marca japonesa, com design atraente, gasolina e mecânica híbrida e um grande número de componentes (senão quase todos) compartilhados com o clássico sedã médio (Corolla).

Agora, os utilitários esportivos de médio porte são um pilar muito forte no mercado, mas os compactos não ficam muito atrás. É por isso que já existem rumores sobre um futuro desenvolvimento para a região que dê vida a um novo utilitário esportivo que está posicionado abaixo da Cruz do Corolla.

Segundo @gessnermotors, o site brasileiro Mobiauto garantiu que a Toyota já deu início ao projeto de produção de um SUV compacto no Brasil, mais especificamente na fábrica de Sorocaba.

Se isso for verdade, existem várias possibilidades de saber qual é o modelo, mas tudo indicaria que poderia ser Yaris Cross. Este utilitário desportivo já foi apresentado na Europa e está montado na nova plataforma modular TNGA, a mesma do seu irmão mais velho (Corolla Cross). Lembre-se de que não se baseia no Yaris oferecido em nossa região, mas na variante europeia.

Outra opção seria que o futuro SUV, em vez de tomar o modelo do Velho Continente como inspiração, fosse baseado no compacto hatchback oferecido na América do Sul, embora as chances sejam menores. Se continuarmos a observar o catálogo de modelos apresentado na última vez, pelo menos em outros mercados, destacam-se Toyota Raize e Urban Cruiser, embora pela plataforma que a marca já possui no Brasil (TNGA) e os mecânicos mais amigáveis, os o equilíbrio continuaria inclinado sobre a lateral de uma cruz Yaris ou modelo semelhante.

Por sua vez, Masahiro Inoue, presidente da Toyota para a América Latina e Caribe, revelou no último fim de semana em entrevista à Folha de S. Paulo que no Brasil haverá um modelo pequeno com tecnologia híbrida a um custo inferior aos veículos oferecidos hoje com este trem de força.

*Texto publicado originalmente no site Parabrisas, da PERFIL Argentina.

Mais em Perfil

Últimas Notícias