Volkswagen não vai lançar Tarok nos Estados Unidos

O setor de caminhonetes desse tipo é seguido de perto em diversos mercados, mas aparentemente não seria o momento de projetá-lo no país norte-americano

Um dos modelos que mais podem afetar diversos mercados da Volkswagen na hora de lançar no curto ou médio prazo é o Projeto Tarok. Trata-se do desenvolvimento que poderá ser realizado a partir da próxima vez para produzir uma picape compacta que concorra com modelos como Fiat Toro, Ford Maverick e Hyundai Santa Cruz, entre outros.

Publicidade

Sem nada confirmado, ainda está em análise a possibilidade de lançar o projeto desta caminhonete, embora tudo indique que mais cedo ou mais tarde a empresa de Wolfsburg o levará a cabo.

No momento, conhecemos este modelo apenas na forma conceitual, pois estava em vias de entrar em produção. Infelizmente, a pandemia do coronavírus e a reestruturação de diversos investimentos colocaram sua continuidade em xeque. Mesmo assim, aparentemente a Volkswagen conseguiu reorganizar suas finanças para pensar em novos projetos.

De acordo com o Automotive News, se o Tarok prosperasse, não seria oferecido nos Estados Unidos, já que Duncan Movassaghi, vice-presidente executivo de vendas e marketing da marca na América do Norte, revelou em entrevista que a prioridade da Volkswagen é manter a atual linha de modelos com motores de combustão, levando em consideração a expansão da tecnologia elétrica.

Isso significa que não vale a pena investir em um segmento relativamente novo e de nicho, especialmente porque a Tarok é uma picape não eletrificada. Apesar dessas frases, o gerente indicou que ter uma caminhonete com sistema ecologicamente correto pode ser uma opção.

Publicidade

Para isso, a aposta máxima está relacionada com a plataforma MEB (para modelos eletrificados). Desta forma, a caminhonete compacta poderá obter a aprovação no futuro, caso mude sua plataforma MQB por esta opção destinada a carros elétricos (MEB). Isso faria com que, eventualmente, recuperasse clientes, uma vez que enfrentaria o Ford Maverick, modelo apresentado recentemente com motorização híbrida.

Além das decisões nos Estados Unidos, em nossa região espera-se que a marca desenvolva o sucessor do Gol e uma nova geração de modelos que acompanharão Taos na planta argentina da General Pacheco. Deve-se levar em consideração que o Tarok poderia ser um dos escolhidos, não só por utilizar a plataforma MQB, mas por compartilhar vários elementos com o SUV. Além disso, há algum tempo, a empresa alemã revelou que é uma possibilidade.

*Texto publicado originalmente no site Parabrisas, da PERFIL Argentina.

Publicidade

Assine nossa newsletter

Cadastre-se para receber grátis o Menu Executivo Perfil Brasil, com todo conteúdo, análises e a cobertura mais completa.

Grátis em sua caixa de entrada. Pode cancelar quando quiser.