Assembleia Geral da ONU voltará com mais discursos

Reunião emergencial dos embaixadores será retomada amanhã, conforme cronograma da organização.

Assembleia Geral da ONU voltará com mais discursos
Aproximadamente 110 países se inscreveram para discursar na Assembleia Geral da ONU (Crédito: Getty Images)

O primeiro dia da sessão emergencial da Assembleia Geral da ONU foi concluído nesta segunda-feira, 28. A reunião dos embaixadores deve ser retomada amanhã, conforme o cronograma da organização.

Publicidade

Aproximadamente 110 países se inscreveram para discursar. Segundo o site G1, o encontro acabou após o discurso de número 45, feito pelo Chile. A Assembleia retoma na terça-feira com o discurso do Paraguai. Os Estados Unidos são o número 112 na lista. A ideia principal é votar, até quarta-feira, uma resolução que condene a invasão da Rússia à Ucrânia.

O encontro só havia sido convocado de forma emergencial 10 vezes desde 1950. A última delas ocorreu em 1997.

Entenda conflito entre Rússia e Ucrânia

Depois de meses de tensão militar, o presidente da Rússia, Vladimir Putin, autorizou a invasão à Ucrânia, na noite da última quarta-feira. Desde então, tropas dos dois países combatem dentro do território ucraniano.

Publicidade

Um dos fatores que desencadeou o conflito foi a possibilidade da Ucrânia entrar na OTAN, aliança militar do Ocidente. Putin não admite a possibilidade e exige que a Ucrânia se comprometa a nunca entrar na organização.

Moscou vê a entrada da Ucrânia na aliança militar como uma ameaça direta à segurança do país, já que o território ucraniano divide uma vasta fronteira com a Rússia.

Publicidade

Assine nossa newsletter

Cadastre-se para receber grátis o Menu Executivo Perfil Brasil, com todo conteúdo, análises e a cobertura mais completa.

Grátis em sua caixa de entrada. Pode cancelar quando quiser.